Pular para o conteúdo principal

O HOMEM DA MÃO RESSICADA CURADO SÁBADO


1 - Jesus é o Senhor do Sábado (Mc. 2: 2-18/ Lc. 6: 1-5)


Mt. 12: 1,2 – Eles não estavam roubando espigas como alguns deduzem, segundo a Lei de Moisés (Dt. 23: 25) um transeunte poderia saciar a sua fome e prosseguir seu caminho sem levar nada. A Lei Mosaica permitia ainda arrancar as espigas, mas não permitia meter a foice.


Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo. Deuteronômio 23:24-25


         A tradição Farisaica proibia esfregar as espigas com as mãos no sábado, e Jesus não estava violando a Lei de Moisés e sim a tradição dos Fariseus.

Mt. 12: 3,4 –... Não tendes lido o que fez Davi? ... O Sacerdote Aimeleque deu a Davi pães sagradas devido as seguintes circunstancias:

1.     Não havia pão comum (1ª Sm 21:4)
2.     Davi e os homens estavam famintos
3.     Davi e os Homens se abstiveram de Mulher há três dias (1ª Sm 21: 5)
4.     Os Pães da Proposição já haviam sido tirados diante do SENHOR e substituídos por outro Pão que estava Quente (1ª Sm 21: 6)
5.     Depois que o Pão Sagrado era tirado diante do SENHOR o sacerdote podia alimentar-se do pão. 


2 - Os Sacerdotes trabalham no Sábado 


Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mateus 12:4-6
  Mt. 12: 5 – Os Sacerdotes violam o sábado trabalhando nos Holocaustos e outras tarefas do templo para atender o povo, e Deus não lhes imputa pecado por causa disto.

Mt. 12: 6 – Mas verdadeiramente habitará Deus com os homens na terra? Eis que céu e o céu dos céus não podem conter... (2ª Cr. 6: 18) Jesus como Deus não cabe dentro de templo algum.

Disse Jesus: “Misericórdia quero e não Sacrifício” (Mt. 12: 7)

                                     Os Fariseus não usaram de Misericórdia com os discípulos de Jesus por vê-los colhendo espigas para comer num sábado, ao ver a cena logo condenaram os discípulos por tal ato. Os fariseus no sábado nem se quer esfregavam as espigas e muitos menos colhiam, este sacrifício dos fariseus era em vão já que condenavam os inocentes, acusando-os de violar a Lei quando estes não violavam. / Eles também queriam condenar Jesus como Mestre por não ensina-los a guardar o sábado.  

             
3 - Porque o Filho do Homem até do Sábado é SENHOR (Mt. 12: 8)

                         Jesus reivindica para si a Divindade, como Deus é o SENHOR do Sábado, Jesus também seria o SENHOR do sábado. 
                           O sábado foi feito para o Homem e não o homem feito para o sábado, havia uma dose de idolatria pelo sábado. Como ainda hoje há por parte de alguns segmentos religiosos. Deus estabeleceu o sábado como um sinal para os Israelitas (Êx. 31: 13-17), Os gentios (não judeus) precisam tiram um dia da semana para o SENHOR. Muitos escolhem o domingo devido a Ressurreição de Cristo, todavia outros usam o dia de folga para tudo menos para consagrar ao SENHOR.


4 - A Cura no Sábado (Mt. 12:9-18/ Mc. 3: 1-6/ Lc. 6: 6-11)


 No sábado o povo se reunia na Sinagoga, nesta reunião estava um Homem com uma das mãos mirradas, o fato de sua mão estar enferma chamava a atenção de todos, principalmente de alguns lideres religiosos, esperando a oportunidade de Jesus curar o Homem para o acusarem. Um deles não se conteve e perguntou: 

É licito Curar no sábado? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o Homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela e a levantará? Pois mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer nos sábados.
 (Mt. 12: 10-13)

                Nesta declaração Jesus demonstra o seu imenso amor por nós, alegando que um Homem vale mais do que uma ovelha. É um crime menosprezar o ser humano. Negar ajuda para uma pessoa que precisa num dia de sábado, é mais grave do que violar o sábado. 
               Ao Restaurar a mão ressequida do Homem imediatamente, fica claro o desejo no fundo do coração de Cristo é de curar os enfermos e restaurar vidas e não importa o dia da semana. O Plano de Jesus é deixar o Homem em perfeito estado para alcançar suas necessidades.  

                      O Fanatismo dos fariseus cegava-lhes os olhos, impedindo enxergar o beneficio que Jesus fez aquele pobre homem que antes estava com a mão ressequida, impedido de trabalha e levar uma vida normal. Com sua mão restaurada ele estava livre de preconceitos e possibilitado para trabalhar se manter e realizar seus sonhos.

                      Às vezes ficamos espiritualmente com não só uma mão ressequida, mas também os pés, impedidos de alcançar nossas necessidades e nossos sonhos, todavia um encontro com Jesus na congregação restaura-nos completamente. 

Comentários

  1. Não sou adventista, mas com respeito às acusações dos fariseus quanto a Jesus ter violado os sábados, não podemos nos esquecer de que em João, 8:44, em sua plena autoridade divina, JESUS OS CHAMA DE FILHOS DO DIABO. Portanto, não eram os santos vivos que acusavam a Jesus, mas os filhos de Satanás malditos.
    E justamente quanto a tal acusação, JESUS RESPONDEU A ELES QUE APENAS APARENTAVA QUE ELE VIOLAVA OS SÁBADOS.
    “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

    Não nos esqueçamos de que além do Sermão do Monte no qual Jesus bradou que os Céus e a Terra poderão ser destruídos antes que das leis se consiga retirar um só til (um caractere) o mandamento do sábado tem 433 caracteres.

    Sobretudo, Jesus legitima incontestavelmente que o sábado foi feito para o homem:.

    “O sábado foi estabelecido por causa do homem...” . A Verdade de Jesus, no Evangelho, em Marcos 2:28.
    Além disso, o mandamento do sábado se repete por DOZE vezes no Evangelho. Se você tem dúvida, me passe um email que lhe provo com prazer: walasi@uol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifest...