Pular para o conteúdo principal

ELIAS É RENOVADO NO DESERTO

Acabe era um homem que não sabia fazer nada sem consultar a mulher, tudo o que acontecia, tudo o que sentia, tudo o que sabia contava para a mulher. O maior problema de Acabe, não era contar tudo para a mulher, era justamente o fato de confiar e compartilhar tudo com a pessoa errada. Acabe possuía pelo menos 05 problemas, base 1 Reis 21:20-25:


E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

a) Ser Dominado pela Mulher
b) Ser casado com a Mulher Errada
c) Ser Idolatra
d) Ser Desobediente a Deus
e) ser o Perturbador de Israel   


Diante da Ameaça de Jezabel, Elias foge 

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Com ou sem autorização de Acabe Jezabel sentindo-se indignada com a morte de mais de 400 falsos profetas de Baal, dos quais muitos ela deveria conhecer pessoalmente, pois, não há outra explicação mais óbvio, para explicar a razão de tamanha ira da rainha. Ela provavelmente sentiu-se enlutada. 

Mas, sua ira, ajudou a Elias, ao invés de mandar prender imediatamente a Elias e matá-lo como ameaçou fazer, ela decide primeiro avisá-lo, dando oportunidade ao profeta de fugir e se esconder em local ignorado por todos. 


Elias no Deserto recebe alimento de um anjo 

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

Resultado de imagem para profeta elias na cavernaElias estava abalado psicologicamente, depois de cumprir uma missão muito desafiadora que exigiu extrema confiança em Deus e coragem. A Caminhada destino ao Deserto foi longa e penosa.  

Diante do cumprimento de sua missão, fazendo com que a maior parte da população de Israel voltasse aos caminhos do SENHOR  e reconhecesse que apenas o SENHOR  é Deus. E depois orar para que que viesse a chuva sobre a nação de Israel depois de um período de 03 anos de seca. Elias entendeu que sua missão estava concluída. 

Oprimido e com extremo desanimo Elias solicitar a Deus a morte, porque não queria morrer nas mãos de sua rival, Jezabel. Ele se humilha diante Deus dizendo que "Não era melhor do que seus pais". Deus dá aos seus queridos o sono, o descanso para o corpo físico.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.Salmos 127:2

Deus cuida muito bem de seus queridos, quando não há ninguém por perto para ajudar, ele envia anjos. Jesus experimentou isso quando estava no deserto depois depois de passar 40 dias de jejum. 

E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. Marcos 1:13


Os Cuidados de Deus com Elias. 

E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.


No Deserto Deus opera poderosamente em favor de seus queridos, é no deserto que assistimos mais de perto a presença e manifestação da Graça, amor e Poder de Deus.Ao lermos o livro de Êxodo podemos constatar os cuidados de Deus para com seu povo no deserto, provendo água, maná, livramento, treinamento, vestes e tudo que precisavam para seu conforto. 

Assim podemos afirmar que o deserto por mais inóspito que pareça, e amedrontador, ainda é o lugar ideal para o cristão crescer no conhecimento e na Graça do SENHOR. No deserto teremos conforto em todos os sentidos, pois, o sol não nos molestará de dia, e as colunas de fogo nos aquecerá durante a noite. Lá teremos um treinamento de verdadeiro guerreiro, uma grande chance para aumentar nossa comunhão com Deus.
Tudo isso Elias experimentou, foi lá no Deserto que Elias renovou suas forças como águia (Is. 40:22) 

  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:28-31


E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.1 Reis 19:7-8


Conclusão: Elias é Renovado 

Muitas vezes acreditamos que o nosso ministério pessoal está no fim, quando olhamos para trás e analisamos nossas realizações. Todavia, Deus não recomenda a ninguém ficar olhando para trás e fazendo contas das coisas que se passaram. 
 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isaías 43:18,19

Depois dessa profunda experiencia com Deus numa caverna em meio ao Deserto, Elias creditava que chegara o fim de seu ministério, porém, havia cumprido apenas algumas etapas. Veja algumas missões especiais de Elias depois que esteve na Caverna em meio ao deserto durante 40 dias. 

a) Elias levantou seu sucessor Eliseu.
b) Elias ainda Reencontrou o Rei Acabe e entregou uma profecia que logo se cumpriu (1 Reis 21:20-25)
c) Entregou Profecia ao rei Acazias 
d) Fez prova de Deus se era ou não Homem de Deus, e Deus mandou fogo de modo que morreram 150 soldados valentes do rei Acazias em três ocasiões (1 Rs. 21:9-14)
  

E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
1 Reis 21:20-25

 Muitas vezes achamos que nosso Ministério está no fim, quando na verdade está apenas no começo. 

Texto Sagrado principal usado como Base para essa Mensagem: 

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
1 Reis 19:1-8


Comentários

  1. A paz prestei bem a atenção
    Em tudo que você postou
    Só que si todos os anos os judeus inham a Jerusalém
    Tudo indica que Jesus sendo
    Judeu ele porém de veria comparecer todos os anos em
    Jerusalém por riso Jesus entrou
    Pelo Menos 33 vezes já que ele
    Foi morto com éssa idade. Foi
    isto que eu entendi fica todos
    Com Deus

    ResponderExcluir
  2. A paz meus amados se nao estou enganado a terceira vez relatada é a mesma que a quarta vez. Observem os relatos !

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor irmão, quanto a passagem bíblica do relato que o fogo consumou os soldados está em 2 reis 1,14, é forom consumido ao 100 soldados, obrigado fica na paz do senhor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma