Pular para o conteúdo principal

Daniel e seu Amigo Rejeitam os Manjares do Rei


I – A Deportação para Babilônia
                                   
A Deportação para o Cativeiro Babilônico veio por causa da desobediência do povo de Israel, então Deus enviou profetas avisando as consequências do desvio do povo dos Caminhos do SENHOR. Uma das Profecias Divinas foi emitida pelo Profeta Jeremias, cumprida por volta de 586 a.C. até mais ou menos 516 a.C.




Nesse período de Cativeiro houve três Deportações, foram três "levas" a primeira no sétimo ano do governo de Nabucodonosor, foram levados 3.023 pessoas, a segunda no ano décimo oitavo do governo de Nabucodonosor, forma levados 832 pessoas. E a terceira no vigésimo terceiro ano de Nabucodonosor, sendo levadas 745 pessoas, totalizando 4.600 pessoas Deportadas para o Cativeiro, entre elas estava Daniel. 

         
Daniel, Azarias, Misael e Hananias foram levados para Babilônia na Primeira Deportação, foram escolhidos porque não possuíam defeito algum, segundo o texto sagrado eles eram de:

- Boa aparência;
- Bem instruídos em toda a sabedoria;
- Doutos em Ciência;
- Entendidos no conhecimento...
                  
Com habilidades para assistirem |(auxiliarem) no Palácio do Rei no que fosse necessário no serviço leve, no intelecto, nas letras...   Estavam ali no conforto do Palácio do Rei e com iguarias da mesa do rei, para estudar as letras e a língua dos Caldeus e ao mesmo tempo repassar sua cultura e costumes para os Babilônios. (Dn.1: 4).

O Rei havia determinado  que os jovens trazidos cativos com estas habilidades se alimentassem, de sua mesa durante 03 anos. 
                                  
Todavia, Daniel (Beltessazar) e seus companheiros: Azarias (Abednego) , Mizael (Mesaque) e Hananias (Sadraque) não comiam das iguarias do Rei. Não se sabe ao certo o porquê da recusa, talvez porque tais alimentos fossem consagrados as divindades pagãs antes de serem servidos, e também como já sabe, os babilônios cultuavam a entidades pagãs voltados para a fertilidade, e consagravam suas plantações e colheitas e entidades demoníacas, mas, como não havia tantos deuses assim para cada variedade de plantação alimentar sobrava alguns alimentos que não eram consagrados.
  
Vale lembrar a troca dos nomes destes jovens foram trocados em homenagem as deuses do Rei Nabucodonosor. 


II – Daniel e seus amigos Recusam as Iguarias do Rei  
           
Daniel e seus amigos propuseram ao Despenseiro não se alimentar das bebidas e iguarias da mesa do Rei, apenas os Legumes, além de serem nutritivos, como já fora dito nem todos alimentos (inclusive os legumes) eram consagrados atendendo rituais.  Supõe-se que alguns alimentos e bebidas (vinho) antes de serem servidos passavam por uma consagração, uma espécie de Rito dedicado aos falsos deuses para depois servidos, excetuava-se os legumes.  

A Ideia de se privar dos alimentos da mesa do rei veio do jovem Daniel, e os demais aprovaram da ideia, o que agradou muito a Deus. Nota-se ai que nossas atitudes podem agradar e muito a Deus, e ao mesmo tempo podem desagrada-lo. Porém, sabemos como agrada-lo, é só fazer as atitudes que estabelecem virtude e honra de Deus. Por trás da decisão de Daniel e seus companheiros destaca-se:

- Independência do Vinho;
- Abstinência de alimentos consagrados a ídolos; 
- Fidelidade para Deus, mesmo estando em cativeiro; 
- Conserva-se puro (santo) das coisas do mundo.
- Integridade para com Deus
- Sobriedade  

Ao se isentarem da mesa do rei, os jovens estavam evitando a dependência do vinho e outras bebidas, realizaram uma dieta saudável e notável, a tal ponto de chamar a atenção do Despenseiro, o qual temia o desfalecimento dos jovens, e ser gravemente punido.   


Conclusão:

Quando no abstemos de nos alimentar dos alimentos da mesa do rei, como exemplo cito tudo aquilo que o mundo nos oferece com a finalidade de nos afastar de Deus, ficamos com saúde física, mental e espiritual.

Prosperamos em meios as lutas, e Deus a seu tempo nos exalta, e sempre nos dá sabedoria, entendimento e outras virtudes necessárias para alcancemos exito. Isso podemos verificar na vida desses 04 jovens hebreus. 

Mizael, Hananias e Azarias foram exaltados a seu tempo e de modo especial, primeiro eles foram provados na Fornalha, e depois colocados em cargos de confiança pelo rei Nabucodonosor.(como se ler em Daniel 3).

Quanto a Daniel ele foi destacado como um dos maiores estadistas, sábios e profetas da Bíblia.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...