Pular para o conteúdo principal

REENCARNAÇÃO OU RESSURREIÇÃO?



Antes de qualquer coisa quero, deixar claro que não tenho nada contra Espiritas ou Espiritualista. No entanto, este blog tem o papel orientar os fieis de nossa denominação segundo o ponto de vista Biblico, trazer a público os ensinamentos do Senhor Jesus, convidando para a reflexão. É também para todo e qualquer Bom Espiritualista e Espírita ou Evangélico, Católico de qualquer credo, até mesmo os mais céticos, que se preze de sua doutrina. E para quem gosta de conhecer opiniões opostas.




Frase de Allan Kardec




Nascer, Morrer, Renascer e progredir ainda. Esta é Lei.









I. Há Diferença entre Ressurreição e Reencarnação?




João 11:23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de Ressuscitar.
24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de Ressuscitar na ressurreição, no último dia.




ÿ O termo utilizado aqui é Ressuscitar = Ressurgir, tornar a viver, chamar outra vez a vida. O termo Reencarnação = Reassumir a forma material; tornar a Encarnar, não é citado. Talvez alguém diga: O termo Reencarnação é novo naquele tempo não existia esse termo, se existisse seria escrito. Concordo plenamente. Se Reencarnação existisse de fato, no dicionário de Deus este termo já existiria desde a antiguidade e naquela ocasião Cristo diria Reencarne e não: Ressuscite.




Estudiosos Espiritualistas/ Espíritas dizem que Jesus e os Antigos Judeus pregavam Reencarnação sob a palavra Ressurreição. Declaram que o sentido da Palavra Ressurreição e Reencarnação são o mesmo.




Ressurreição: Regresso a Vida, ressurgir, tornar a viver.
A mesma pessoa volta a viver no mesmo corpo; como observamos na Bíblia, pessoas sendo ressuscitadas voltando à vida no mesmo corpo, porem curadas do mal que provocou a morte.




Reencarnação: Reencarnar em outro corpo, o espírito/alma torna a renascer em outra matéria. Podendo até um homem, morrer e na próxima encarnação nascer como mulher.




Na Bíblia nunca ocorreu algo semelhante e muito menos em nossos dias, a ciência vai à mesma direção, a reencarnação nunca foi comprovada cientifica. Enquanto a Ressurreição já foi constatada na Bíblia, na Ciência e nos nossos dias, eis ai algumas das grandes diferenças.








Zc. 12: 1 A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele.
E que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele. O Espírito do Homem foi formado dentro dele, cada ser humano tem o seu próprio espírito, ninguém nunca viveu antes, se a Reencarnação existisse realmente, as escolas e faculdades seriam dispensáveis.




Ø A Reencarnação é Anti-Bíblica, os cristãos têm como marca principal o sacrifício de Cristo como salvação de suas almas, para assim ressuscitarem no futuro revestido num corpo, além é claro de usar a Bíblia como base de ensino e fé.




I Corintios 15: 40 Também há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42 Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder.
44 Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.
46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual.
47 O primeiro homem, sendo da terra, é terreno e o segundo homem é do céu.
48 Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial,
tais também os celestiais.
49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno,
traremos também a imagem do celestial.
50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformado 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.




II. O que queria dizer: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá”


1: 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.
Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá... Vamos considerar apenas três pontos neste trecho.

Ø Nu Sai do Ventre de minha mãe, admite seu nascimento e não o seu renascimento.


Ø E nu tornarei para lá... não quis dizer que voltaria para o ventre da mãe dele e sim para o seio da terra.


Ø Se interpretarmos o texto de modo literal entendemos que retornaria ao ventre da mãe dele, algo impossível e absurdo.




Não era adepto da Reencarnação, precipitam-se quem afirma que se referia à reencarnação. deixa uma frase que lança por terra a tese da reencarnação.


7:9 Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.


A Crença de era genuinamente cristã: ‘Pois eu sei que o meu Redentor vive’, ( 19: 25) Ele acreditava que seu corpo um dia transformado veria a Deus; E depois de consumida esta minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus. ( 19: 26)
Segundo a Doutrina Espiritualista/ Espírita a Reencarnação é o Renascimento em outro corpo e não no mesmo corpo. por sua acreditava que no mesmo corpo transformado veria a Deus. E depois de consumida esta minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão... ( 19: 26, 27).
O Espiritismo ensina que os Dogmas judaicos sempre ensinaram a reencarnação pelo nome de Ressurreição. Jó é um dos expoentes dos ensinos judaicos e na sua fala no capitulo de 19: 25-27 descarta categoricamente a reencarnação:
25 Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim
se levantará sobre a terra.
26 E depois de consumida esta minha pele,
contudo ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo,
e os meus olhos, e não outros o contemplarão
Outro expoente da tradição judaica é o profeta Isaias, o qual inspirado por Deus, registrou a seguinte declaração:

Isaías 55: 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.


Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto... Quem nos garante com toda a margem de segurança que há uma outra vida para buscar ao SENHOR?
O Autor da Carta aos Hebreus deixou claro dentro dos princípios judaicos cristão:


Hebreus 9: 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,


É ultrapassada, perigosa, ludibriosa e infundada a tese da Salvação póstuma e da salvação gradual e evolutiva por via de vidas sucessivas.

III. Na Casa de Pai há muitas moradas ou planetas? Ou estrelas?
João 14: 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


Na sua Doutrina Jesus está indicando o Céu como morada, não estrelas ou planetas, se assim fosse ele diria: Na casa de meu Pai há muitas estrelas vou preparar-vos um lugar nelas.


A Escritura Sagrada ensina: Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16: 19


Na Ilha de Patmos Jesus revelou para João, o teólogo: Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. (Apocalipse 3: 21)




Hebreus 8:1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade,


O Céu é a morada de Deus, e lá; ele pretende num lugar á parte, no terceiro Céu, colocar todos os justos.


II Corintios 12: 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.
3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),
4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.


Este Céu anunciado por Cristo, não é este primeiro céu dominado pelo homem com seus satélites, foguetes e sondas espaciais. Trata-se de um Céu que vai além do Conhecimento humano, muito além das estrelas, planetas, do cosmo; um Céu inacessível com recursos humanos.


Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Hebreus 9: 24


IV. Preciso de mais de uma Vida para ser Melhor?


Os Reencarnaciolistas crêem que quando alguém morre vai obter uma vida conforme as ações de sua vida anterior. Se na vida anterior praticou boas obras e foi uma pessoa justa, após a morte levará uma vida melhor. Se for uma pessoa má, no próximo renascimento levará uma vida pior, podendo nascer com alguma deficiência física ou situação mais difícil.
Salmos 103: 12 Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.


ÿ Quanto o oriente está longe do ocidente Assim como esta distante o nascente do poente, Deus lança para distante de nós nossos pecados.

ÿ Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem, uma é mais do que suficiente para que o Pai se compadeça do Filho e mude sua sorte.

ÿ O Sábio Salomão faz um alerta: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze - o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.




(Eclesiastes 9: 10)
ÿ Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze - o conforme as tuas forças porque no Seol, para onde tu vais... Salomão orienta a usar a força da vida para realizar as Obras, os projetos, aplicar os conhecimentos e a sabedoria, enquanto a fonte da Vida jorra, porque após a morte não haverá outra oportunidade de aplicá-los.




V. Acho que passei por aqui!


Essa é uma frase comum que as pessoas pronunciam quando passam por algum Lugar que acha familiar. Mas seria isso um sinal ou uma prova da reencarnação? Especialistas que estudam o Sono descobriam que todos os dias as pessoas sonham. Estes sonhos ficam armazenados no cérebro, e passam a ser usados quando se deparam com alguma coisa semelhante ao sonho.
Em 05 horas de sono sonhamos por pelo menos 01 hora, a maioria dos sonhos não conseguimos lembrar, apenas lembramos vagamente quando encontramos alguma coisa idêntica com o sonho, isso pode ser pessoa, casas, carros, paisagens...


Eclesiastes 5:3 Porque, da multidão de ocupações vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo.


Tudo aquilo que assistimos na TV e na Internet, ou imaginamos nas leituras dos livros, ficam armazenas no cérebro, tais imagens produzem sonhos, e esses sonhos vêm à tona sempre que surgir ou acontecer algo parecido com eles. Observamos que os modelos das casas e mobílias são iguais em diferentes lugares, o mesmo ocorre ao encontrarmos uma pessoa parecida com outra. Afinal de contas somos todos irmãos e descendentes de Adão e Eva.




VI. A Hipnose ou Regressão servem de Base para a Reencarnação?


O cérebro humano ainda não foi desvendado, todavia sabemos que filmes; novelas, livros e revistas, imagens, frases, e principalmente personagens ficam gravados em nossa mente. O que podem impedir a pessoa hipnotizada de assumir um personagem de filmes, novelas ou literaturas? Quem nos garante que as influencias de sugestões do encantador estão na direção certa? Cientificamente a Hipnose e a Regressão não estão confirmadas, até onde se conclui, os profissionais como psicólogos e psiquiatras em sua maioria reprovam tais praticas, pois acreditam que causam distúrbios psíquicos, emocionais. A Bíblia condena tais praticas salientando a facilidade de atuação de espíritos malignos no profissional e no paciente.


Deuteronômio 18: 11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12, pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
A Ressurreição













A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à idéia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações. A razão no-la indica e os Espíritos a ensinam (p. 144). Temos raciocinado, abstraindo, como dissemos, de qualquer ensinamento espírita que, para certas pessoas, carece de autoridade. Não é somente porque veio dos Espíritos que nós e tantos outros nos fizemos adeptos da pluralidade das existências. É porque essa doutrina nos pareceu a mais lógica e porque só ela resolve questões até então insolúveis (p. 175).




Distorção de 1ª Coríntios 15: Mas como a ressurreição, na verdade, é do espírito, e não da carne, ressurreição significa também reencarnação”
Paulo versus Encantador
Atos 13: 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul.
9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: Ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor?
11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.
12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma