12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
18 Ora, os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas. (Lc. 7: 11-17)
- Cenário: Cidade de Naim (hb. Na´im) cerca de 3 km ao Oeste de Em- Dor , um vilarejo árabe que existe até hoje chama-se Nein, dista 09 Km de Nazaré, ao sudeste, cuja distancia de Cafarnaum a quase um dia a pé. O Nome no grego: Nain Significa Agradável.
Lucas é o único a registrar esse relato, segundo Lucas este Milagre ocorreu pouco depois da cura do servo do Centurião em Cafarnaum. Jesus estava acompanhado de uma multidão, e com os discípulos. Chegando na Porta da Cidade deparou-se com uma Marcha fúnebre, o defunto era jovem e único filho de uma viúva, a qual acompanhava o funeral, com muito choro, sua alma estava profundamente angustiada, com uma nuvem de desespero, pois ela não possuía mais marido e nem filho, sua única esperança de vida melhor no futuro estava morta. A Situação da viúva comoveu multidões na cidade de Naim, (Lc. 7: 12)
Jesus como Deus Onisciente sabia e compreendia a dimensão da dor da viúva, mesmo com o Poder de ressuscitar o menino, o Mestre Jesus também se comoveu, de intima compaixão, tal ponto de dizer à mulher: ‘Não Chores’ (Lc. 7: 13) E se aproximou do esquife, onde jazia o corpo do morto, e os condutores que o levavam pararam, Com Poder e Gloria olhou para o Jovem, morto e disse: ‘Jovem, eu te digo: Levante-te. ’ Para surpresa de todos e tamanha alegria da viúva: ‘O Defunto assentou-se e começou a falar’ (Lc. 7: 15) O Dono da Vida devolve o filho a mãe que creio que voltou a chorar novamente, mas dessa vez, de alegria. Jesus sempre costuma transformar o nosso choro de angustia em alegria quando nos encontramos com ele.
Tomados de temor por ver tamanho milagre glorificavam a Deus e reconheciam que um Grande Profeta estava entre eles. A Fama deste milagre chegou por toda a Judéia e cidades vizinhas.
Oi Pr. Graça e Paz! Esse milagre operado por Jesus enche o nosso coração de esperança e conforto. Como vc mesmo escreveu:"Jesus sempre costuma transformar o nosso choro de angustia em alegria quando nos encontramos com Ele". Tenha um dia aos cuidados do Pai. Abraços.
ResponderExcluir