Certa feita, fui perguntado: Por que Deus não cura Crianças com Câncer, AIDS e outras doenças graves? O Indagante estava inconformado com o estado de saúde de crianças atingidas por Doenças tão graves e/ou incuráveis.
Inclusive
relatou o caso de um amigo que visitou o hospital do câncer em Barretos-SP e ouviu
uma criança que lhe disse: “Quando eu crescer quero ser igual a você!”
E
para a tristeza do rapaz, a enfermeira do lado chamou para um particular e disse
a ele que aquela criança morreria em breve, não cresceria.
Então foi levantada a questão por que Deus vendo o sofrimento dessas crianças não faz nada em favor delas? Houve outras perguntas de cunho ateísta, agnósticos, cético...
Refletindo
sobre esse assunto cheguei as seguintes conclusões:
a)
Deus não colocou a Doença nas Crianças
b)
Deus não é o culpado
c)
Deus se compadece das Crianças
d)
O Reino de Deus pertence às Crianças
e)
Deus alivia o sofrimento dessas crianças levando logo consigo
I – As Causas dessas Doenças
Ao pesquisar as causas de tais doenças entendemos que todas têm uma causa natural e não sobrenatural boa parte delas são heranças genéticas, ou causadas por algum acidente ou uso inadequado de drogas ou coisa semelhante...
Uma porcentagem alta dos pais são os principais causadores dessas doenças, ou por acidente, ou intencionalmente, ou por genética...
Deus está totalmente isento de culpa.
II- Falta o principal Combustível do
Milagre
O
que os envolvidos fazem para que o milagre aconteça Quando sua fé está abalada
diante do desafio? A maioria fraqueja, desanima, desacredita, fica incrédula.
Ora,
sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima
de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Tudo é possível ao que crer, talvez em muitos desses casos falte o principal elemento: A Fé exclusiva em Deus.
III- A Vantagem da Criança Portadora
de uma Doença Grave
Ela tem a atenção especial de muitos, geralmente as pessoas se compadecem e tratam essa criança de modo diferenciado das demais, e passam a se preocupar com ela, e tentar de algum modo ajudá-la.
Essa criança desperta a atenção de todos, e convidam de alguma forma a todos a refletirem sobre Deus, e a buscá-lo em busca de respostas.
Ao contrário dos que muitos pensam, Elas não são desprezadas por Deus, em sua breve estadia na terra, Deus prepara lugar para ela no seu Reino.
Mas
Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os
impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas
18:16
IV- Algumas são curadas e outras Não
Muitas
morrem numa curta questão de tempo, tendo seus dias de dores abreviados. E o
que seria dessas crianças se fosse curadas? Que garantia temos que essas
crianças seriam felizes e teriam um futuro promissor? Só Deus sabe! Deus sempre
faz o melhor.
Temos
ainda que considerar o progresso da Medicina que Deus permite, aliviando e até
mesmo curando muitas dessas crianças. Em destaque o avanço da medicina no
combate ao HIV (Vírus da AIDS) que através de exames e tratamentos ainda no
ventre materno a criança nasce livre do HIV.
Entendo que não é uma tarefa fácil lidar com crianças enfermas, atacadas por doenças tão graves e violentas, que mata aos poucos. Mas também entendo e aceito que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
DEUS pelo jeito é mais malvado do que eu pensava.....falar o que de quem tem um filho com paralisia cerebral? (falta de oxigenio no cérebro, nada a ver com drogas ou genética) Deus tá livre da culpa....A criança ele pode até amar, mas não cura por causa dos pais.........
ResponderExcluirAO nobre anônimo, Deus é amor, filhos com paralisia cerebral, não são seres desprezíveis ou inferiores, muito pelo contrários, merecem nosso respeito e atenção, pois são especiais, livre de sentimentos como o ódio e desamor. Deus é Justiça e Santo, portanto inculpável. Já lhe considero culpado, por culpar Deus por causa de pobre criança inocente que sofre com paralisia cerebral. Em seu lugar eu buscaria o milagre ao invés da reclamação,
ResponderExcluirEu tive um filho com paralisia cerebral, me questionava tbm, perguntava prá Deus -Pq eu??
ExcluirQdo comecei a pensar - Pq não eu??
Deus dá crianças especiais p/ mães especiais. Criei o meu com muito amor e tratamentos, até os 17 anos, foi qdo Deus o pegou de volta.
Graça e Paz Irani!
Excluira Loucura de Deus é sabedoria para os homens
Há poucos dias minha mãe faleceu de câncer de mama. Fiz campanha na igreja evangélica em prol da saúde dela. Levava o RG e entregava ao pastor que orava e determinava a cura dela. Levava água ungida e passava nela. Lia a história de Jó pra se basear e dá esperança a ela. Lia Salmos também. Todos os dias ela escutava música evangélica pra louvar a Deus.
ResponderExcluirMinha mãe era evangélica, acreditava em DEUS. Dava o dízimo, orava bastante. Fazia tudo certinho. Mas nada disso adiantou. A doença só progrediu. Como me explica isso?
Não estou aqui culpando a Deus. Mas não acho correto colocar a culpa em quem está doente com a prerrogativa de que faltou fé. Assim é fácil.
Desconfio cada vez mais que estamos sós e que ninguém está a salvo de doenças malditas. Seja você da igreja ou não, acredite em Deus ou não.
Adiantou sim ela buscar a Deus ,adiantou sim cada lagrima que ela derramou, vc deveria saber que nada nesse mundo ocorre sem que Deus permita sei que é triste perder auguem que amamos ,mas Deus ja tinha escrito toda a história dela com inicio meio e fim bem triste para vc né imagino mas para sua mãe não ela foi salva com meu pai foi assim ele se batizou e pegou uma doença logo depois e não voltou mais para casa mas Deus o levo .. então agradeça a Deus por ter recolhido ela ela esta bem agora faça sua parte para que um dia vai de encontro a ela , onde não a vera dores , nem tristeza nem choro nem morte nem despedidas e nem doenças ,as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo !! Amem abraço!
ExcluirAdiantou sim ela buscar a Deus ,adiantou sim cada lagrima que ela derramou, vc deveria saber que nada nesse mundo ocorre sem que Deus permita sei que é triste perder auguem que amamos ,mas Deus ja tinha escrito toda a história dela com inicio meio e fim bem triste para vc né imagino mas para sua mãe não ela foi salva com meu pai foi assim ele se batizou e pegou uma doença logo depois e não voltou mais para casa mas Deus o levo .. então agradeça a Deus por ter recolhido ela ela esta bem agora faça sua parte para que um dia vai de encontro a ela , onde não a vera dores , nem tristeza nem choro nem morte nem despedidas e nem doenças ,as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo !! Amem abraço!
ExcluirQuando Deus quer ele ressucita mortos ele faz o impossivel tudo pq ele e Deus ..mas se ele nao quer que aconteca do meu jeito ....eu declaro que eu aceito .
ResponderExcluirMeu filho tinha 14 anos paralisia cerebral portador de gastrostomia e depois colocaram a traqueostomia q foi o fim ,fiquei 5 meses com meu bebezão internado lutando para viver ,ele pegou infecção generalizada ,uma dor muito grande perdi meu filho fez 3 meses ,eu fazia o possível e impossível por ele completou 14 anos n hospital ,e não consigo me reelevantar a dor é muito grande,pois eu lutei sofri ha 14 anos mas não se compara com a dor da perda por tudo q passava só um sorriso dele já superava meu dia😢
ResponderExcluirPor sermos criaturas limitadas em conhecimento, nunca poderemos descobrir o pq de algumas situações. Um ser transcendente de sabedoria suprema, não pode ser entendido por criaturas limitadas por vários fatores. Então entreguemos tudo nas mãos do pai. O paraíso é a promessa, e não um paraíso na terra.
ResponderExcluirAcho que os pastores, sentem-se, obrigados a explicar o que Deus não explicou...Ficam filosofando os porquês... É as vezes acabam ofendendo quem já está sofrendo...Ninguém está livre de dificuldades, aí se encontra o verdadeiro amor à Deus, independe das circunstâncias.
ResponderExcluirÉ tanta hipócrisia religiosa! E podre!
ResponderExcluirÉ tanta ignorância ateísta! É podre
ExcluirNão é hipocrisia ateísta, amigo, reflita nessa frase:
Excluir"A Vantagem da Criança Portadora de uma Doença Grave."
Vantangem em portar uma doença grave? Que vantage? Se você ve alguma vantagem numa criança em ter AIDS/câncer, você é pior que podre! Chamar sua religião de podre é elogio!