Carta
à Igreja de Pérgamo

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz
aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde
habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste
a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto
entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que
seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante
dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e
fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos Nicolaítas, o que
eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles
batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que
vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na
pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2: 11-17
Essa
Postagem possui Cinco Partes que são de vital importância para a Compreensão do
Texto Sagrada, assim divide-se:
1. As Qualidades da Igreja de
Pérgamo:
2. Os Defeitos da Igreja de
Pérgamo
3. As Promessas para a Igreja
de Pérgamo
4. A Cidade de Pérgamo
5. Os Pergaminhos
1) As Qualidades da Igreja de
Pérgamo:
- Deus Envia um Anjo para a Igreja
- Obras Reconhecidas perante Deus
- Reter o Nome de Cristo onde habitava
Satanás
- Oposição a Satanás
·
Deus
Envia um Anjo
Ao
Anjo da Igreja de Pérgamo: Teólogos concordam que o “Anjo” da Igreja de Pérgamo seria o pastor
local, ao qual caberia repassar para a Igreja a Mensagem Apocalíptica de Cristo. Dispensando a necessidade de enviar um anjo no sentido
literal.
·
Isto diz aquele que tem a
espada aguda de dois fios: Aquele que tem a Espada Aguda de dois Fios
é o Cordeiro Divinal Cristo Jesus. Como Justo Juiz é apto, justo e capaz de
fazer Justiça aos Justos e Ímpios, pesando as obras de cada um que seja boas ou
más.
·
E ele tinha na sua destra sete
estrelas;
e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol,
quando na sua força resplandece. (Apocalipse 1: 16)
·
Obras
Reconhecidas perante Deus
Conheço as tuas obras: Isso Denota que os olhos
de Jesus Cristo estavam atento ás Obras de Pérgamo para recompensar conforme
cada uma delas.
·
E onde habitas, que é onde está
o trono de Satanás: O Fato da Cidade de Pérgamo ser um importante
Centro Politico, Econômico, Cultural do Mundo Antigo. Acima de tudo é o maior
Centro Religioso onde se cultuavam um grande número de divindades pagãs entre
elas Asclépio, Zeus, Dionísio, Atenas, além de prestar culto ao Imperador. O
Governo local investia pesado na construção de templos aos falsos deuses e
apoiava aos adeptos da falsa religião. Diante de tanta idolatria, templos e
cultos aos deuses pagãos, Satanás se sentia em casa estando em Pérgamo.
·
Reténs
o meu nome, e não negaste a minha Fé: A
Igreja Permanecia fiel a Cristo, não negava seu nome, proclamava seu nome, não
abria mão do nome de Jesus, não negava sua fé em Cristo. Perante uma nuvem
negra de idolatria ainda assim o único nome que prevalecia sobre a Igreja, era
o nome de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
·
Ainda nos dias de Antipas, minha
fiel testemunha: Antipas foi um bispo segundo a tradição
nomeado pelo Apostolo João, era muito fervoroso e fiel em tudo, por isso é
citado por Cristo como a “Testemunha Fiel”. Era também o Bispo encarregado da
Igreja de Pérgamo até sua morte. Há quem diga que quando Antipas foi morto no
Altar de Zeus, onde habita Satanás, ele orava em favor da Igreja, estando
amarrado dentro do Touro de bronze com a cabeça do lado de fora em cima da
cabeça do touro aquecido com a fogueira embaixo. Suas orações eram ouvidas por
Deus e os demônios se sentiam incomodado com suas preces.
·
Oposição
a Satanás
O qual foi morto entre vós, onde Satanás habita: Cristo
dá ênfase ao fato identificando Pérgamo como o lugar onde Satanás habita,
devido à devoção daquele povo aos falsos deuses, como exemplo disso no templo
de Asclépio (deus da cura) milhares de pessoas peregrinava em busca de cura
quase sempre.
2)
Os
Defeitos da Igreja de Pérgamo:
·
Doutrina
de Balaão
·
Doutrina
de Nicolau
·
Mas algumas poucas coisas tenho
contra ti: Apesar da Fidelidade de Pérgamo em anunciar o nome de
Cristo em meio a tantos outros, havia duas Doutrinas Diabólicas que era uma
pedra de tropeço para a Igreja de Pérgamo: Doutrina de Balaão e a Doutrina dos
Nicolaítas.
A
Doutrina de Balaão:
a)
Quem foi Balaão
b)
Alimentos Consagrados a Ídolos
c)
Festas Pagãs
d)
Relações Ilícitas
• Quem foi
Balaão?
Balão
foi um Falso profeta gentio, filho de Beor, citado no antigo Testamento (Nm.
22-24) vendeu seus serviços a Balaque, rei dos Moabitas, e aconselhou ao Rei a
enviar mulheres desavergonhadas para seduzir os homens de Israel, e assim
comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm 22-24). Balaão Foi
morto ao fio da espada pelos filhos de Israel (Js. 13: 22). Outro erro grave de
Balaão foi o de se vender ao rei dos Moabitas, Balaque, e maquinar meios
impróprios para conduzir Israel para o erro e a derrota. Balaão estava tão cego
e surdo espiritualmente que Deus usou uma jumenta para falar com ele.
Porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual
ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que
comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem. (Ap. 2:14)
·
Alimentos Consagrados a Ídolos
Os Alimentos consagrados
a Ídolos eram aqueles que por algum modo eram vendidos, doados ou distribuídos
durante as celebrações de festas pagãs. O Alimento era apresentado ao Ídolo com
rituais pagãos, ou simplesmente consagrado ao ídolo.
Às
vezes faziam festas para comemorar a safra agradecendo a uma falsa divindade,
então todo derivado daquela colheita era consagrado ao ídolo. Em festas pagãs
mais antigas os bolos em forma de lua serviam para homenagear demônios
disfarçados de deuses.
Hoje existem festas em
homenagem a santas e santos onde a venda ou distribuição de alimentos é
dedicada ao santo ou a santa.
Cito dois exemplos:
• Festa de Cosme e
Damião: Onde “pais de santos” e
pessoas bem intencionadas compram balas e vários doces para distribuir as
crianças, como sinal de devoção a Cosme e Damião.
Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não
são porventura participantes do altar?
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado
ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as
sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com
os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não
podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
1 Coríntios 10:17-21
·
As
Festas Pagãs
As
Festividades Pagãs eram frequentes assim como no Brasil, onde no calendário
existem várias datas dedicadas aos santos e as santas. Nas festividades pagãs
do mundo antigo semelhantes às de hoje, os alimentos eram consagrados aos
ídolos e em seguida oferecidos e/ou vendidos para a manutenção do templo de
deuses pagãos.
Membros
da Igreja de Pérgamo não viam mal algum no consumo desses alimentos, mas, o
SENHOR se aborrecia com o consumo, porque de algum modo servos de Deus estariam
contribuindo com a manutenção dos deuses pagãos.
Havia
também entre os comerciantes a consagração e devoção de vários alimentos as
falsas divindades para o lucro de seu negocio, e, ao comprar e/ou consumir tais
produtos os membros da Igreja de Pérgamo estavam de alguma maneira se
corrompendo junto com eles.
Carnaval no Paganismo |
Porventura, é diferente dos dias de Hoje?
Quando fazem procissões, quermesses e festas a santos profanos com folguedos,
danças e rituais, além de vendas e consumos de comidas e bebidas consagradas a
ídolos que são vendidas para a manutenção e restauração de templos dedicados a
santos profanos.
A
Doutrina de Balaão é também traduzida como aquela Doutrina que permite o
sincretismo religioso, a mistura entre as Doutrinas de Cristo e o paganismo.
·
Relações
Ilícitas
Também se tratando da Doutrina de Balaão havia
a Fornicação praticada tanto durante as festividades pagãs como Relações
Amorosas Ilícitas com idolatras causando desconforto e sérias complicações nas
famílias.
Disse-lhes Moisés: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que
estas, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra
Jeová no negócio de Peor, e assim houve a praga entre a congregação de Jeová.
Números 31: 14-16
A
Doutrina de Balaão também consiste em Uniões conjugais de crentes com pessoas
ímpias. Os filhos de Israel se contaminaram com as mulheres moabitas quando se
uniram a elas conjugalmente. Pois as mulheres moabitas adoravam a deuses
pagãos, enquanto os homens israelitas adoravam o verdadeiro, mas com esse tipo
de união, havia um desiquilíbrio de fé e trazia a imoralidade.
Entende-se que a Doutrina
de Balaão causava dois tipos de Problemas:
a)
Prostituição Espiritual: De
certo modo, o lar ficava dividido entre o Verdadeiro Deus e os Falsos deuses. Além
da contaminação física ao se relacionar com pessoas de outro credo.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?
Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não,
por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um
corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do
corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo,
que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1
Coríntios 6:14-19
b) Consumo
de Alimentos consagrados a Ídolos: É o mesmo que Fazer parte da mesa de
Deus e da mesa dos demônios.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos
impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se
vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15: 28-29
Esses
Problemas também eram agravantes na Igreja de Coríntios e o apostolo Paulo
combateu veementemente. Deus não divide sua glória com outrem, nem admite tais
abominações no meio de seu povo.
Outras
Observações sobre Balaão:
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho
de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; 2 Pedro 2:15
Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados
pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Judas 1:11
·
Doutrina
dos Nicolaítas
Assim tens também os que seguem a doutrina dos Nicolaítas, o que
eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra
eles batalharei com a espada da minha boca.
Os
Nicolaítas se diziam seguidores do diácono Nicolau citado no livro de Atos 6:5.
Nicolau foi formado numa seita Gnóstica e herética a qual pregava quê o que
alguém faz no corpo não afeta a vida espiritual, neste ponto assemelhava-se a
Doutrina de Balaão, e, por essa razão as duas são citadas lado a lado por Jesus
em Apocalipse 2: 14,15.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:4-5
Cita-se o nome de 07 Diáconos no livro de
Atos dos Apóstolos 6:4,5, entre eles Nicolau. Hipólito de Roma diz que o diácono
"Nicolau" dos Sete diáconos (veja Atos 6:4,5) era o autor da heresia e
líder da seita. Essa Doutrina odiada por Cristo e citada duas vezes no livro
de apocalipse, tanto na Carta direcionada a Igreja de Éfeso como na carta
Direcionada a Igreja de Pérgamo.
A
Doutrina de Nicolau surgiu por volta de 100 D.C., consiste em criar uma espécie
de casta superior dentro da Igreja, ou seja, o clero, formando uma Hierarquia
dentro do clero, o que com fortes evidencias influenciou na Formação do Clero
Católico Romano.
Nicolau
conseguiu arrebanhar alguns seguidores principalmente nas Cidades de Éfeso e
Pérgamo, (Ap. 2: 6,15) os quais eram conhecidos como Nicolaítas. Cristo faz
alusão a Doutrina dos Nicolaítas deixando claro que odeia esta doutrina. A Igreja de Éfeso se aborrecia com as obras
do Nicolaítas, o que era um ponto positivo para a Igreja. Mas, a Igreja de
Pérgamo possuía alguns seguidores que seguiam a Doutrina de Nicolau, ou seja,
Nicolaítas infiltrados na Igreja.
Mas isto tens, que aborreces as obras dos Nicolaítas, as quais
eu também aborreço. Apocalipse 2:6
Assim tu tens igualmente aos que seguem o ensino dos Nicolaítas.
Apocalipse 2:15
Veja
o que disseram os Pais da Igreja sobre os seguidores de Nicolau, os Nicolaítas:
• Irineu de Leon acrescenta que o Nicolaítas “... Levam vidas
de Indulgencias Ilimitadas”, o que significar dizer que a Concessão de perdão
não tem limites, abrindo espaço assim para o pecado desenfreado dentro da
igreja. O que se encaixa com a colocação de Judas em sua Carta.
Pois certos homens se
introduziram furtivamente (ímpios, cuja sentença há muito tempo está lavrada),
os quais transformam a graça de nosso Deus em dissolução e negam a nosso único
Mestre e Senhor Jesus Cristo.
• São Vitorino de Pettau (ou Victorinus)
diz que eles comiam oferendas dos ídolos.
• Venerável Beda afirma que Nicolas
permitiu que muitos homens se casassem com sua esposa
• Tomás de Aquino era da opinião que
Nicolas incentivava ou a poligamia ou que os homens tivessem esposas em comum.
Coisas mais graves sobre
Nicolau escreveu Eusébio de Cesárea:
“1. Nesta época
surgiu também a heresia chamada dos Nicolaítas, que durou pouquíssimo tempo e
da qual também faz menção o Apocalipse de João [1]”. Estes se jactavam de que
Nicolau era um dos diáconos companheiros de Estevão encarregados pelos
apóstolos do serviço aos necessitados [2]. Pelo menos Clemente de Alexandria,
no livro III dos Stromateis, conta sobre ele, literalmente, o que segue:
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Eusébio de Cesareia |
2. "Este, dizem, tinha uma mulher muito
formosa. Depois da ascensão do Salvador, tendo os apóstolos reprovado seu
ciúme, trouxe sua mulher a público e permitiu que se entregasse a quem
quisesse, pois diz-se que esta prática está de acordo com o dito: 'Deve-se
abusar da carne'[3]." E na verdade, por seguir o que foi feito e dito por
simplicidade e impensadamente, os que compartilham sua heresia se prostituem
sem a menor reserva.
3. No entanto,
eu sei que Nicolau não teve trato com nenhuma mulher que não aquela com quem
estava casado, e que de seus filhos, as mulheres chegaram virgens à velhice e
o rapaz permaneceu puro. Sendo isto assim, a exposição de sua mulher, da qual
tinha ciúmes, no meio dos apóstolos, era um desprezo à paixão, e a abstenção
dos prazeres que mais ansiosamente são procuradas ensinava a "abusar da
carne", pois creio que, conforme o mandato do Salvador, ele não queria ser
escravo de dois senhores [4], o prazer e o Senhor.
4. Dizem
igualigualmente que Matias ensinava isto mesmo: para a carne: combatê-la e
abusar dela, sem consentir-lhe nada para o prazer; e para a alma, fazê-la
crescer mediante a fé e o conhecimento. Isto, pois, seja o bastante sobre
aqueles que, se na época mencionada empreenderam a tarefa de perverter a
verdade, extinguiram-se, contudo por completo em menos tempo do que leva para
dizê-lo.
[1] Ap 2:6-15.
[2] At 6:5.
[3] O dito é equívoco, significava originalmente que se deve
colocar a carne sob as provações mais rigorosas. Os Nicolaítas interpretaram-no
em sentido licencioso.
[4] Mt 6:24; Lc 16:13.
Trecho
acima foi extraído: EUSÉBIO DE CESARÉIA. HISTÓRIA ECLESIÁSTICA. Livro III.
Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo. Novo Século, 2002.
3)
As
Promessas para a Igreja de Pérgamo:
·
Maná Escondido
·
Pedra Branca com o Novo Nome
Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Essa
frase é citada 07 vezes, na carta direcionada a cada uma das Igrejas esta frase
é frisada, com o objetivo de despertar a Igreja e, deixar claro que a Mensagem
era urgente como Advertência e não poderia ser ignorada e nem desprezada pela
igreja.
- O Maná Escondido
E chovera sobre eles o maná p para comerem, e lhes dera do
trigo do céu.
O homem comeu o pão dos anjos; ele lhes mandou comida a fartar.
Salmos 78: 23-25
- A Pedra Branca
E dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o
qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2: 11-17.
Na glória
celestial não teremos mais razões para se envergonhar de nosso nome, Deus como
Pai Celestial nos dará um novo nome, esse lindo, perfeito, imagino a felicidade
que vamos sentir ao receber a pedra branca como nosso novo Nome.
4) A Cidade de Pérgamo
Fundada numa
época Helenística, a Cidade de Pérgamo foi uma relevante e importante Cidade na
Antiga Grécia, situada na Anatólia, hoje a atual cidade turca Bergama, foi
governada pela Dinastia Atálida.
Quando faleceu
Átalo III, filho de Eumenes II, em 133 a.C. Pérgamo era um importante centro
administrativo que encerrou sua aliança com a Grécia, fazendo laços com
República Romana, cortando o cordão umbilical que ligava a Cidade de Pérgamo
com a Antiga Grécia, a sede mãe de outrora. Mais tarde com a queda de
Constantinopla, Pérgamo passou a fazer parte do Império Otomano.
Em Pérgamo
havia uma importante Biblioteca, a qual era a segunda maior do mundo antigo,
como também era um dos maiores centros da Cultura Helenística grega, ficava
atrás apenas da prestigiosa Biblioteca de Alexandria. A Disputa entre as duas
Bibliotecas era mais nos requisitos de Qualidade e de números de volumes. Um
dos maiores patronos da Biblioteca de Alexandria era o próprio Alexandre, o
grande, enquanto que a Biblioteca de Pérgamo contava com o naturalista romano
Plínio, o Velho, em sua célebre História Natural.
Vale destacar
que Pérgamo tornou-se importante no período helenístico por ter sido sede da
dinastia Atálida, tornando-se a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos
do Novo Testamento. Ocupando um Vale amplo a 26 km do Mar Egeu (atual Turquia),
possuía templos impressionantes como o Templo de Zeus, e um centro Médico
(santuário do deus Esculápio).
Séculos antes de Cristo, Pérgamo foi
uma capital independente do império. Seus templos impressionantes, biblioteca e
recursos médicos fizeram de Pérgamo um renomado centro cultural e político.
Pérgamo também foi o maior Centro Religioso na Era Cristã, apontada por Cristo
como “Trono de Satanás”, porque ali, Satanás e seus demônios se sentiam em
casa, devido à multidão de Ídolos pagãos. No tempo em que o Apocalipse estava
sendo escrito, Pérgamo tornou-se parte do império Romano, mas por causa da
localização e importância, os Romanos usaram-na como centro administrativo da
província da Ásia.
Seu vasto
território era fruto de antigas batalhas nas regiões costeiras da Ásia contra
os gauleses, no século II era possível encontrar pinturas que relatava a
Batalha contra os gauleses, além de ainda naquele tempo possuir objetos
adquiridos na batalha.
a)
Cultura
Aliada
politicamente a Roma no século III A.C., avançou Culturalmente sob o reinado de
Átalo I, um escritor, que compôs sua corte com eruditos e artistas. Os reis de
Pérgamo, talvez se espelhassem nos Ptolomeus do Antigo Egito, e, eram grandes
colecionadores de arte e bibliófilos, intencionado a fazer de Pérgamo um grande
Centro Cultural, eles investiam pesado na cultura, fortalecendo a Biblioteca de
Pérgamo a qual competia diretamente com a Biblioteca de Alexandria e Antioquia,
o alvo de seus governantes era fazer de Pérgamo uma cidade tão rica em cultura
como a Cidade de Atenas no tempo de Péricles.
Os
escombros e Ruínas de Pérgamo e sua biblioteca são agora os principais sítios
arqueológicos na Turquia. O Povo de Pérgamo era conhecido como “Guardiões do
Templo da Ásia”. Em virtude das guerras desastres naturais à cidade Pérgamo
deixou de ser o que era em tempos mais remotos, hoje possui um monte de ruínas
servindo como pedreiras, onde pessoas retiravam o mármore para construírem
prédios até 1864.
Obs.:
O Museu Pergamon foi inaugurado em 1930 e o Altar de Zeus era peça central do
Museu de Berlim. Esse altar chamou a atenção de Albert Speer o arquiteto chefe
do partido nazista e lhes inspirou muito.
b)
As
Religiões em Pérgamo
Como
Capital da Ásia até o final do século I, por volta de 30 D.C. à cidade de
Pérgamo foi um importante Centro de Religiões Pagãs, prestava culto a vários
ídolos gregos, Baco (deus da Diversão) era um dos mais cultuados ao lado de
Asclépio (deus da Sanidade), havia também culto ao Imperador como sinal de
bajulação e medo. A variedade religiosa era tão intensa que o governador tinha
muita dificuldade de conduzir as diferenças. Não era vã a declaração de Jesus
que a cidade era o “Trono de Satanás”.
No meio de tanta Idolatria
estava a Igreja Cristã sofrendo constantes ameaças e perseguições. Porém, os
membros da Igreja não se intimidavam em pregar o Evangelho dentro desse
território tão hostil, onde já havia um mártir chamado Antipas, bispo nomeado
por João, identificado por Cristo como a “Testemunha fiel”.
c) O Altar de Zeus:
A
Cidade de Pérgamo (atual Bergama, na Turquia) contava com um Altar com uma
portentosa estrutura dedicada a Zeus, construída no século II A.C. Essa
estrutura da divindade pagã, Zeus, foi praticamente destruída com o passar do
tempo, foi escavada no século XIX, em seu sítio original, sendo depois de
descoberta enviada para a Alemanha sob os cuidados da expedição de Carl Humann.
Conduziram o Altar de Zeus ao Museu Pergamon em Berlim, onde também podem ser
encontradas estruturas monumentais como o Portão do Mercado de Mileto e a Porta
de Ishtar deusa pagã da Babilônia.
O
Altar contava com 113 metros de comprimento, 12 metros era a das escadas; das
esculturas laterais e das colunas. Hoje somente os degraus do altar podem ser
visto na Acrópole de Pérgamo. As Laterais do Altar exibindo a luta entre os
deuses e gigantes rebeldes (filhos da terra mãe) mitológicos, o que podemos
chamar de “gigantomaquia”. No topo do altar havia um touro de bronze para
sacrifícios humanos onde a vitima era amarrada dentro do touro de tal forma que
sua cabeça ficava em cima da cabeça do touro, depois acendia uma fogueira
debaixo do touro e ali a vitima morria assada dentro do touro com o aquecimento
do bronze. A base do altar havia um friso que relatava a vida de Télefo, filho
de Herácles o mitológico criador da Dinastia Atálida, seu alvo era fazer uma
ligação entre os deuses de Olimpo e a Cidade de Pérgamo, que por não ser tão
antiga não poderia ocupar seu lugar na mitologia grega, para ocupar lugar na
mitologia grega deveria ser uma antiga cidade-estado.
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Templo de Zeus, "Gigantomaquia" |
Uso
Politico: Havia também um uso politico por parte da Alemanha com aquisição
desse Altar de Pérgamo juntamente com outros monumentos, o alvo era torna-se
uma Influencia Cultural e geopolítica tão competitiva quanto os ingleses e
franceses. Porém, esse uso politico desmoronou na 1ª Grande Guerra Mundial,
quando o altar de Zeus, Troia, relíquias de Babilônios e Muçulmanos foram
saqueadas.
Há
rumores no governo turco que o Altar a Zeus retirado de Pérgamo para a Alemanha
foi retirado de modo ilegal do país de origem, do mesmo modo os Mármores de
Elgin que a Grécia reclama aos ingleses a devolução. Mas, esse altar serviu de inspiração para
Hitler.
d)
Templo
de Dionísio
Um
Templo dedicado a Dionísio, localizado em frente ao Teatro do lado Do Monte
Acrópole, no santuário conta com uma Encenação entre Dionísio e as Celebrações
públicas.
- Antipas, a a Testemunha Fiel e os Asclépios
Antipas foi um Bispo separado pelo apostolo João, designado para administrar a Igreja de Cristo na Cidade de Pérgamo, homem de boa reputação e bom testemunho entre todos na sociedade, porém, suas orações incomodavam os asclépios, que sentiam seus "deuses" impotentes diante das orações de Antipas, já que os próprios demônios queixavam para seus seguidores que as Orações de Antipas atrapalhava-os impedindo-os de curar os enfermos no Templo de Asclépio que funcionava como um Hospital Público na grande Cidade de Pérgamo.
e) Santuário de Esculápio
(Asclépio)
Havia uma espécie de Rua, um Caminho “Sagrado” que vai da Cidade até o santuário consagrado ao deus
Esculápio (deus da cura), a Rua sagrada era localizada no subúrbio de Pérgamo.
No Santuário de Esculápio havia um grupo de pessoas entre elas sacerdotes,
músicos, atendentes e outras pessoas que prestava apoio às atividades do Templo
para mantê-lo, já que o Santuário de Esculápio servia como uma espécie de
Hospital, onde os pacientes poderiam tomar um banho de lama, e até passar por
algumas cirurgias.
Um
fato curioso sobre o Santuário de Esculápio era que um paciente terminal era
proibido de acessar ao “hospital”, porque os sacerdotes não aceitavam nenhuma
divulgação de que alguém havia morrido no santuário. Para tal havia logo na
entrada do Santuário os seguintes dizeres: “A Morte não é permitida aqui”.
A
Entrada de pacientes no Santuário era através de um túnel á parte, chegando às
pessoas ao interior do templo ali eram sedadas, e deitadas. Durante a noite às
cobras não venenosas rastejam entre os corpos enfermos.
Os
sacerdotes do templo diziam aos pacientes que as cobras possuíam os poderes
curativos do deus serpente “Esculápio” (Asclépio). E ao rastejar sobre os
corpos dos pacientes poderiam através dos sonhos revelarem o diagnostico para a
cura da doença.
Antipas
morreu desse modo amarrado dentro do touro de bronze no altar de Zeus, enquanto
a fogueira estava acesa embaixo do touro ao invés de gritar orava e intercedia
em favor da Igreja, em 92 D.C.
O Altar de Zeus foi construído muitos anos antes de Cristo para
comemorar vitórias do exército de Pérgamo.
f)
Os
Asclépios (Esculápios)
Os Esculápios eram
sacerdotes do deus pagão Esculápio (Asclépio) Foram estes sacerdotes de
Asclépios que denunciaram o Bispo Antipas, o qual Jesus chamou de “minha
testemunha Fiel”.
Eles entregaram Antipas ao
Imperador, alegando que quando Antipas orava expulsava os “deuses” da cura de
dentro do templo, impossibilitando a assim a cura de muitos doentes. Então
condenaram a Antipas a oferecer sacrifício de Vinho e incenso a estátua do
Imperador romano como sinal de adoração, além disso, Antipas teria que declarar
que o Imperador era “senhor e Deus”. Ao que Antipas recusou e foi condenado à
morte no Altar de Zeus.
g) Acrópole de Pérgamo
Localizada na parte mais elevada de Pérgamo de onde havia uma vista panorâmica de toda a
região circunvizinha, é exatamente onde se encontra as principais construções
de Pérgamo em seu tempo de glória, tanto para a guerra, como no aspecto
cultural, politico e econômico. No topo da Acrópole se encontrava Palácios de
reis. A Estratégia de guerra faliu em
133 a.C., com a expansão do Império Romano.
Na
Acrópole de Pérgamo pode-se se destacar o Altar de Zeus, o Templo de Dionísio, os
Palácios dos Reis (sede administrativa), a Biblioteca (Cultura) em
destaque:
·
O Teatro:
Entalhado numa encosta escarpada da acrópole com 80 fileiras de assentos e
podia acomodar 10.000 pessoas para apresentações e concursos musicais.
·
Santuário de Atenas
Na
Acrópole havia o santuário de Atenas (deusa da sabedoria) com uma grande área
sagrada rodeada de colunas. Ao desse santuário estava a famosa Biblioteca de
Pérgamo.
·
Ginásio
Um
Ginásio possuía um amplo pátio utilizado para exercícios diversos como salto,
luta, levantamento de peso etc. Uma calçada rodeava o Ginásio com casas de
banho perto, e para dá acesso havia uma rua pavimentada que traçava a parte de
baixo da acrópole e passando através de uma ágora ou lugar do mercado.
h)
Biblioteca de Pérgamo
A
Biblioteca de Pérgamo foi construída por Eumenes II no extremo norte da
Acrópole, ao lado do Santuário de Atenas (deusa da sabedoria). Era a segunda
maior Biblioteca daquele tempo, ficando atrás apenas da Biblioteca de
Alexandria. Há registro de Plutarco que informa a existência 200.000 volumes na
Biblioteca. Entre os 200.000 volumes há quem diga que havia manuscritos do
Filosofo Aristóteles sem edições ou novas publicações por mais de um século. As
publicações dos manuscritos de Aristóteles ganharam força quando chegaram a
Roma sob o zelo do politico e escritor Cícero que passou a edita-los para o
publico em geral.
Tamanho
e a importância dessa grandiosa coleção de Volumes aumentaram ainda mais em
qualidade pelo uso de Pergaminhos (material de couro utilizado para escrita
aperfeiçoado em Pérgamo). A tradição de Pérgamo foi tamanha que o seu nome
batizou o pergaminho.
Dentro
da Biblioteca havia uma sala de leitura principal com muitas prateleiras, e uma
estátua da deusa Atenas (deusa da sabedoria). A biblioteca era projetada para
manter uma temperatura capaz de conservar os Manuscritos em perfeito estado com
a circulação de ar, evitando assim a umidade diante do claro de Anatólia.
Hoje
não há nenhum resquício do índice ou catalogo das obras constantes na
Biblioteca de Pérgamo.
5) Os Pergaminhos
À
Cidade de Pérgamo é creditada a origem do pergaminho. Antes da invenção do
pergaminho, os manuscritos eram transcritos em rolos de papiros que eram
produzidos em Alexandria. Quando os Ptolomeus se recusaram a exportar mais
papiros para Pérgamo, o rei Eumenes II ordenou
que fosse encontrado outro material que o substituísse na confecção dos
manuscritos, o que levou à produção do pergaminho, que é feito de uma folha
fina de pele de ovelha ou de cabra. O uso do pergaminho reduziu a dependência
dos gregos e romanos em relação aos papiros egípcios e permitiu um aumento na
disseminação do conhecimento em toda a Europa e Ásia. A introdução do
pergaminho também ampliou a importância cultural da Biblioteca de Pérgamo no
mundo antigo.
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