Pular para o conteúdo principal

Doutrina dos Nicolaítas- Estudo


·         Doutrina dos Nicolaítas

Assim tens também os que seguem a doutrina dos Nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Diácono Nicolau
  Os Nicolaítas se diziam seguidores do diácono Nicolau citado no livro de Atos 6:5. Nicolau foi formado numa seita Gnóstica e herética a qual pregava quê o que alguém faz no corpo não afeta a vida espiritual, neste ponto assemelhava-se a Doutrina de Balaão, e, por essa razão as duas são citadas lado a lado por Jesus em Apocalipse 2: 14,15.  

E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:4-5

   Cita-se o nome de 07 Diáconos no livro de Atos dos Apóstolos 6:4,5, entre eles Nicolau. Hipólito de Roma diz que o diácono "Nicolau" dos Sete diáconos (veja Atos 6:4,5) era o autor da heresia e líder da seita. Essa Doutrina odiada por Cristo e citada duas vezes no livro de apocalipse, tanto na Carta direcionada a Igreja de Éfeso como na carta Direcionada a Igreja de Pérgamo.

                                   A Doutrina de Nicolau surgiu por volta de 100 D.C., consiste em criar uma espécie de casta superior dentro da Igreja, ou seja, o clero, formando uma Hierarquia dentro do clero, o que com fortes evidencias influenciou na Formação do Clero Católico Romano.
                                   Nicolau conseguiu arrebanhar alguns seguidores principalmente nas Cidades de Éfeso e Pérgamo, (Ap. 2: 6,15) os quais eram conhecidos como Nicolaítas. Cristo faz alusão a Doutrina dos Nicolaítas deixando claro que odeia esta doutrina.  A Igreja de Éfeso se aborrecia com as obras do Nicolaítas, o que era um ponto positivo para a Igreja. Mas, a Igreja de Pérgamo possuía alguns seguidores que seguiam a Doutrina de Nicolau, ou seja, Nicolaítas infiltrados na Igreja.

Mas isto tens, que aborreces as obras dos Nicolaítas, as quais eu também aborreço. Apocalipse 2:6
Assim tu tens igualmente aos que seguem o ensino dos Nicolaítas.
 Apocalipse 2:15

             Veja o que disseram os Pais da Igreja sobre os seguidores de Nicolau, os Nicolaítas:

•          Irineu de Leon acrescenta que o Nicolaítas “... Levam vidas de Indulgencias Ilimitadas”, o que significar dizer que a Concessão de perdão não tem limites, abrindo espaço assim para o pecado desenfreado dentro da igreja. O que se encaixa com a colocação de Judas em sua Carta.

Pois certos homens se introduziram furtivamente (ímpios, cuja sentença há muito tempo está lavrada), os quais transformam a graça de nosso Deus em dissolução e negam a nosso único Mestre e Senhor Jesus Cristo.

•          São Vitorino de Pettau (ou Victorinus) diz que eles comiam oferendas dos ídolos.
•          Venerável Beda afirma que Nicolas permitiu que muitos homens se casassem com sua esposa
•          Tomás de Aquino era da opinião que Nicolas incentivava ou a poligamia ou que os homens tivessem esposas em comum.

                        Coisas mais graves sobre Nicolau escreveu Eusébio de Cesárea:

“1.            Nesta época surgiu também a heresia chamada dos Nicolaítas, que durou pouquíssimo tempo e da qual também faz menção o Apocalipse de João [1]”. Estes se jactavam de que Nicolau era um dos diáconos companheiros de Estevão encarregados pelos apóstolos do serviço aos necessitados [2]. Pelo menos Clemente de Alexandria, no livro III dos Stromateis, conta sobre ele, literalmente, o que segue:

Eusébio de Cesareia 
2.            "Este, dizem, tinha uma mulher muito formosa. Depois da ascensão do Sal­vador, tendo os apóstolos reprovado seu ciúme, trouxe sua mulher a público e permitiu que se entregasse a quem quisesse, pois diz-se que esta prática está de acordo com o dito: 'Deve-se abusar da carne'[3]." E na verdade, por seguir o que foi feito e dito por simplicidade e impensadamente, os que compartilham sua heresia se prostituem sem a menor reserva.


3.            No entanto, eu sei que Nicolau não teve trato com nenhuma mulher que não aquela com quem estava casado, e que de seus filhos, as mulheres che­garam virgens à velhice e o rapaz permaneceu puro. Sendo isto assim, a exposição de sua mulher, da qual tinha ciúmes, no meio dos apóstolos, era um desprezo à paixão, e a abstenção dos prazeres que mais ansiosamente são procuradas ensinava a "abusar da carne", pois creio que, conforme o mandato do Salvador, ele não queria ser escravo de dois senhores [4], o prazer e o Senhor.

4.            Dizem igualigualmente que Matias ensinava isto mesmo: para a carne: combatê-la e abusar dela, sem consentir-lhe nada para o prazer; e para a alma, fazê-la crescer mediante a fé e o conhecimento. Isto, pois, seja o bastante sobre aqueles que, se na época mencionada empreenderam a tarefa de perverter a verdade, extinguiram-se, contudo por completo em menos tempo do que leva para dizê-lo.

[1] Ap 2:6-15.
[2] At 6:5.
[3] O dito é equívoco, significava originalmente que se deve colocar a carne sob as provações mais rigorosas. Os Nicolaítas interpretaram-no em sentido licencioso.
[4] Mt 6:24; Lc 16:13.
                        Trecho acima foi extraído: EUSÉBIO DE CESARÉIA. HISTÓRIA ECLESIÁSTICA. Livro III. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo. Novo Século, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...