Pular para o conteúdo principal

A QUESTÃO DOS 120 ANOS EM GENESIS 6


a)     A Questão dos 120 anos

Gênesis 6: 3. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.... Há algumas vertentes bem conhecidas que tentam explicar a “Questão dos 120 anos”, a primeira delas alega que os 120 anos é o prazo dado para a humanidade da época para se arrepender de seus pecados, a segunda vertente defende que os 120 anos é o prazo de vida estipulado por Deus para que cada homem viva na terra (estimativa de vida estipulada por Deus de 120 anos). A segunda encontra algumas dificuldades quando se averigua as idades dos homens após o diluvio, averigua-se que alguns ultrapassaram a marca dos 120 anos, basta conferir Gênesis 11:10 a seguir.  

Gênesis 11:10. Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
11. E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
12. E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13. E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
14. E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
15. E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
16. E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17. E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
18. E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
19. E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
20. E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21. E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
22. E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
23. E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
24. E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
25. E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
26. E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
32. E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.

Então, a duração de vida do homem não está estabelecida em 120 anos em conformidade com a Bíblia, embora que depois de 70 anos é enfado e canseira mesmo. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10.

Entretanto, a primeira sugestão que os 120 anos é o prazo para que a humanidade da época de Noé se arrependesse de seus pecados parece mais plausível, considerando que quando Deus falou isso para Noé, ele contava com 480 anos de idade, e que quando Sem, Cam e Jafé nasceram Noé já estava envolvido sozinho na construção da Arca, e por isso levou tento tempo. Considerando também que o porte da arca era correspondente a um transatlântico de aproximadamente 150 metros de comprimento, por 25 de largura e 15 metros de altura. Considerando ainda que um navio desse porte não pode ser construído em menos de 100 anos se a mão de obra envolver apenas uma pessoa, sem recursos tecnológicos como guindaste, motosserra, furadeiras etc. O Diluvio ocorreu no ano 600 da vida de Noé. 

Gênesis 7:6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
Gênesis 7:11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram....

Há uma terceira hipótese a qual parece mais plausível do que essa, a vertente que defende a ideia que Adão contava com 810 anos de idade, quando Deus disse: Gênesis 6: 3.... Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.... Assim ele morreu aos 930 anos. (Gn. 5:5)

Uma das bases são as genealogias incluídas nos capítulos 5 e 6 de Gênesis confira: 

Gênesis 5: 1. Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 

 Gênesis 6: 9. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Tanto no tempo de Adão como no tempo de Noé a humanidade estava corrompida e cheia de violência.

11 esperança no horizonte 
























Gênesis 6: 1. E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.  Gênesis 6:4. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. 5. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Pela lógica Gênesis 6 deveria ter início a partir do versículo 9 separando a geração de Adão e a geração de Noé.  Atentado para a Leitura da genealogia de Adão ela tem seu início e termina em Gênesis 6:8. A partir de Gênesis 6:9 inicia-se a genealogia de Noé, e nesse intervalo entre a geração de Adão e Noé, está uma geração mãe e corrupta moralmente. 

Gênesis 6: 7. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor11. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

Gênesis 6: 13. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 14. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

Portanto, conclui-se que aquela geração humana entre Adão e Noé, contava com 120 anos para se arrepender genuinamente de seus pecados. Noé iniciou a construção da Arca com 480 anos e concluiu com 600 anos. Nesse intervalo nasceram Jafé, Sem e a Cam. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma