Pular para o conteúdo principal

QUAL FOI O FRUTO PROIBIDO?


GENESIS CAPÍTULO 03






Gn. 3:1 – A Serpente aqui citada, não se trata de uma serpente qualquer, esta serpente aqui, comunica-se com Eva, não seria comum uma áspide conversar com Eva, seria? Eva estranharia uma serpente conversar com ela um assunto tão delicado. O Escritor do livro do Apocalipse, o Teólogo João, o Evangelista, identifica essa serpente, como Satanás, o diabo, que engana todo o mundo desde o principio (Ap. 12: 9) Paulo também indiretamente se refere a ela como satanás (2ª Co. 11: 3,14) Alguns deduzem que satanás tenha incorporado na serpente, mas essa possibilidade descarta-se diante das declarações de Paulo e João, o evangelista.

II Corintios 11: 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.

Apocalipse 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

Trechos do Dialogo

A Serpente: É assim que Deus te disse: Não comereis de toda árvore do Jardim?

Comentário: Satanás sempre distorce a Palavra de Deus, uma única árvore foi proibida, a arvore do conhecimento do Bem e do Mal, ai satanás diz: toda arvore do jardim! Satan é acrescentador, fermentador, contendeiro, mentiroso.

Mas desta Eva se livrou e corrigiu Satanás:

Eva: Do Fruto das arvores do Jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem toqueis para que não morrais.

Comentário: Eva estava consciente que o toque e o consumo daquela árvore, ela poderia levá-la a morte, enquanto das demais poderia comer livremente (Gn. 3: 2,3)

Um Fato Curioso: Adão como a maioria dos Homens deixou sua mulher sozinha, um erro que precisa ser evitado.

Serpente: Certamente não morrereis (Gn. 3: 4)

Comentário: Gn. 3: 5 - Deus trás uma Mensagem de Verdade, o Diabo trás uma Mensagem de Mentira, engano (Jo. 8: 44/ 2ª Co. 11: 3) Ouvir o Diabo e dá acredito ao que ele diz é cair em transgressão, seguir o seu conselho pode nos levar a morte (1ª Tm. 2: 14).

... E Sereis como Deus... O Diabo sempre procura trazer uma mensagem que massageia o ego o humano, alegando que o homem pode ser um ‘deus’, a linha de raciocínio da mensagem de satanás é sempre a mesma Diminuir Deus e Exaltar o Homem, fazendo isso consegue apartar o homem de Deus.
Seria uma Maçã? 

                            O Erro do Casal

Gn. 3: 6 – Ambos comeram do fruto, não podemos confundir Fruto, com fruta, o fruto aqui em questão não é o ato sexual do casal, Deus havia ordenado o casal a manter relações sexuais (Gn. 1: 26-28)

Gn. 1: 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a...

O Erro do casal não foi o consumo de uma maçã ou pêra, ou qualquer fruta, como vemos em muitas ilustrações por ai. O Grande erro de Adão e Eva foi adotar a idéia do Diabo, duvidar da palavra de Deus, como se Deus fosse um mentiroso contador de fabulas.

            Não é assim que muita gente encara a Bíblia como um livro de fabulas? Nem tudo pode ser entendido como verdade?

Gn. 3: 6 – Eva se alimentou da árvore do Conhecimento do bem e do mal, adotou a idéia de conhecer na teoria e na pratica o Bem e o Mal, dispensando a oportunidade de conhecer somente o Bem. Ela começou a olha para a árvore e deseja-la, imaginando onde poderia chegar se comesse do fruto da árvore, comeu do fruto da árvore e deu para seu marido. Adão estava com oportunidade de recusar o fruto, porém, comeu do fruto também.

Gn. 3: 7 – Comendo do fruto, a primeira coisa que Adão e Eva conheceram a Nudez, antes eles viviam nus, e não se envergonhavam (Gn. 2: 25)

Gn. 3: 8- Adão e Eva costuram folhas de figueiras para se vestirem, o conhecimento do mal afetou a mente deles ???!!! . 

Gn. 3: 8 – Ouviram a voz de Deus que passeava no Jardim pela viração do dia, procuravam se esconder atrás das árvores para não serem vistos por Deus. O Pecado dá uma sensação de vergonha, uma consciência pesada. A Santidade de Deus incomoda os pecadores. O pecado cria um ambiente hostil entre Deus e o Homem, Deus não queria esse ambiente de hostilidade entre Ele e o Homem. O Pecado afasta as pessoas de Deus.

Gn. 3: 9 – Deus chama o Homem para a sua presença, este convite Deus esta fazendo até hoje.  

Gn. 3: 10 – O Coração de Adão condenava-o por está nu diante de Deus, por essa razão Adão se acovardava ao tentar se esconder de Deus. O Pecado nos trás uma consciência de culpa. Maior é Deus do que o nosso coração, pois Ele conhece todas as coisas (1ª Jo. 3: 20).

Gn. 3: 11 -... Quem te mostrou que estavas nu?... O Fruto da árvore da Ciência do Bem e do acusava-o. Antes de comer deste fruto nada lhe acusava. (Gn. 2: 25)

Gn. 3: 12 – Adão transfere a culpa para Eva, sua mulher, feita da mesma natureza de Adão, o fruto da árvore de Ciência do bem e do mal havia cegado a mente de Adão, deixando-o incapaz de ver suas culpas e de assumi-las.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. (Pv. 28: 13)

                      Gn. 3: 13 – Eva não acusou Adão, todavia estava contaminada com o Fruto da árvore do conhecimento do Bem e do mal, foi incapaz de assumi sua culpa e transferiu para a serpente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")