Recitando trechos de Malaquias e Isaias, João Batista convidava o povo para o Arrependimento e remissão de pecados. O Ministério João Batista começou por volta de 27 d.C. Em confronto com um sacerdócio corrompido, corrupto e iníquo de Caifas e Anás, diante de Reis tiranos como Herodes Antipas. Com esta mensagem ele conseguia atrair pessoas de toda província da Judéia e habitantes da populosa Jerusalém, as pessoas eram batizadas no Jordão confessando seus pecados. João se vestia humildemente com Vestido de Pêlos de Camelos e com cinto de couro, desse modo se identificava com a maioria da população oprimida, pobre e sofrida. Alimentava-se com gafanhotos comestíveis e mel silvestre. Não muito longe daquele deserto, havia farta variedade de plantações, onde as abelhas e gafanhotos se alimentavam. A Alimentação de João Batista demonstra que ele habitava em lugares isolados devido aos períodos de consagração.
João o Batizador pregava: ‘Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno, de abaixando-me, desatar a correia das sandálias.’ Aqui fica expressa a humilde de João Batista, ele que era confundido por sua mensagem e unção com Elias e com o Cristo (Jo. 1: 21-25), sempre afirmava que não era Elias e nem o Cristo. Semeando esta humildade João Batista colheu uma exaltação tremenda da boca de Nosso Senhor Jesus, o qual declarou: ‘Eu garanto a vocês: De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior que João Batista... ’ Dessa maneira João ficou num status maior qualquer um desses homens fora do Reino dos Céus, Faraó, Herodes, Julio César, Nabucodonosor, Moisés, Daniel, Abraão...
Batismo de João Batista (Mc. 1: 4)
Os judeus batizavam os prosélitos que aderiam ao Judaísmo com duas finalidades: 1- Purificação/ 2 – Conversão ao Judaísmo. Do Mesmo modo os Essênios também batizava os judeus quando ingressavam na seita.
O Batismo de João Batista era muitíssimo diferente destes batismos, tem pelo menos duas finalidades expressas aqui em Marcos:

2- Remissão de Pecados: O local do Batismo, o ato Batismal, é como um banho completo de corpo inteiro, de alma e espírito. Purificação dos pecados, a finalidade do Batismo é deixar a pessoa lavada, purificada, santificada, limpa e separada exclusivamente para Deus, podendo servi-lo como verdadeiro Cristão.
Batizado com água e Com Espírito Santo(Mc. 1: 8)
Os Homens estão incumbidos de Batizar com água em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Cristo Bendito se encarrega de Batizar com o Espírito Santo.
O Batismo com o Espírito Santo não veio de imediato (At. 1: 5) depois da ascensão de Cristo, quando todos estavam reunidos em oração, todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia. O Batismo no Espírito Santo faz com que a pessoa batizada forme um só corpo, quer judeus, gregos, servos, livres (1ª Co. 12: 13)
O Cordeiro de Deus (Mc. 1: 9)
Antes de Cristo iniciar o seu Ministério atingindo certa idade foi morar na cidade Marítima de Cafarnaum, com quase 30 anos retorna para Nazaré, cidade da região da Galiléia, entra no meio da multidão que ouvia João Batista, e provavelmente não fura a fila, vem no meio dos pecadores, para e identificar com os pecadores em busca de perdão (2ª Co. 5: 21), todavia João Batista não confundiu, avistando Jesus anunciou: ‘Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo’ (Jo. 1: 29-36) e foi batizado no Rio Jordão. Com esse Jesus endossa o Batismo de João, e serve de exemplo para todos para nós, mostrando que todos nós carecemos ser batizarmos.
O Céu Aberto (Mc. 1: 10)
Após o Batismo Jesus sai da água é ver o Céu Aberto e mais uma vez o Espírito Santo sobrevoa em torno de Cristo como sobrevoava a f ace da Terra no principio (Gn. 1: 2).
Como uma Pomba Veloz representando simplicidade, pureza, velocidade, agilidade, Paz, onipresença, mansidão, serenidade, encurtando a distancia entre o céu e a terra, levando e trazendo mensagens de Deus para os Homens e vice versa.
O Filho Amado (Mc. 1: 11)
Todos que estavam no local ouviram audivelmente a voz do Senhor dizendo: ‘Tu és o meu Filho Amado, em quem me comprazo. ’ Logo Satanás tentaria colocar em dúvidas tal declaração (Mt. 4:3) Não restam duvidas, Jesus é o mais Amado de todos os filhos de Deus e criaturas. Somente em Cristo o Deus Pai, Eterno ao lado do Deus Espírito Santo sentem o mais absoluto e supremo prazer.
Comentários
Postar um comentário
MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.