Pular para o conteúdo principal

SÃO MARCOS


A Igreja primitiva identifica o autor desse livro como João Marcos (At. 12: 25), o primo de Barnabé (Cl. 4: 10), e filho de Maria, residente em Jerusalém, (At. 12: 12) companheiro de Paulo e Pedro (At. 13: 5) .
O Evangelho de Marcos destaca mais ação do que palavras, entre os apostolo Marcos dá muita ênfase a Pedro, nenhum Evangelista deu tanta atenção a Pedro do que Marcos.


A maioria dos Teólogos  afirmam com toda segurança que este Evangelho tenha sido escrito entre 50 a 70 d.C. A maioria dos estudiosos concordam que tenha sido o primeiro dos Evangelhos e que serviu recursos para Mateus e Lucas.

A Tradição mais antiga afirma que Marcos escreveu este Evangelho na companhia de Pedro, então o Evangelho na verdade seria o Evangelho Segundo Pedro, é lógico que houve uma grande participação de Pedro na contribuição desse Evangelho.

Segundo Papias um dos pais da Igreja, que viveu entre o primeiro e segundo século da Igreja Primitiva Marcos obteve informações precisas de Pedro para escrever o Evangelho, o que outros pais eclesiásticos também concordam. O Evangelho foi escrito em Roma para os Romanos. Durante a perseguição de Nero. 
Marcos escreveu para os Gentios (Romanos) cita pouquíssimas

- O Ministério de Jesus na Galiléia capítulos 1: 14 até o 7: 23
- O Ministério de Jesus em Tiro e Sidom 7: 24-30
- O Ministério de Jesus no Norte da Galiléia 7: 31 – 9: 50
- O Ministério de Jesus na Peréia cap. 10
- Paixão de Cristo cap. 11 ao 16. 
Domingo- Mc. 11: 1-11
segunda-feira- Mc. 11: 12-19
terça-feira – 11: 20 ao 14:11
quinta-feira- 14: 12-25
sexta-feira – 14:26 ao 15: 47
sábado-  A Ressurreição cap. 16



Como Paulo descreveu Marcos: ‘Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil no Ministério. ’ (2ª Tm. 4: 11) Marcos um dos cooperadores de Paulo ao lado de Aristarco e Lucas (Fl. 1: 24) O Carisma de Pedro com Marcos (1ª Pe. 5: 13)

Marcos vem do latim: Martelo Grande, segundo a tradição fundou a igreja de Alexandria,  morre no Egito, o martírio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…