Pular para o conteúdo principal

A Cidade de Cafarnaum

        

                          Uma Cidade construída de forma octogonal dividida por uma importante estrada Comercial que liga o Egito e a Síria com destino até Damasco. Ficava ao lado do famoso Lago da Galiléia, região pesqueira, Cafarnaum ocupava os confins territoriais de Naftalí e Zebulom (Mt. 4: 13) O Nome Cafarnaum significa ‘Aldeia de Naum ou Consolação. ’

                                 Na Cidade havia Coletoria de Impostos, onde Mateus trabalhava uma Sinagoga construída pelo Centurião citado em Mateus 8: 5-13, e possivelmente uma Centúria, devido ao fato do centurião residir na Cidade e comandar pelo menos 100 soldados romanos. Entre os moradores da cidade o mais ilustre era Jesus (Mt. 4: 13,15) Pedro e Mateus também morava na cidade.

escavações em Cafarnaum
                                 As Vantagens de uma pessoa comum morar em Cafarnaum, não faltavam peixe e água o Mar da Galiléia estava logo ali com uma linda paisagem, onde se podia pescar livremente. A nível de segurança continha uma Guarnição de Militares romanos (Mt. 8: 5), a cidade oferecia resistência imediata em caso de invasão. A Estrada Comercial que atravessava a cidade além de facilitar o comércio facilitava o acesso para o Egito, Síria e Damasco. Fica praticamente na divisa de dois reinos Herodes Antipas e Herodes Filipe. No Campo religioso contava com uma Sinagoga, veja a foto da suposta Sinagoga construída com a ajuda do Centurião.

                   Possivelmente nesta Sinagoga conforme escreveu o Evangelista Marcos Jesus orava constantemente e pregava surpreendendo as multidões (Mc. 1: 22,23). O que surpreende é o uso de mármore branco decorado caríssimo, neste tipo de construção era comum o uso basalto preto mais popular e mais barato porque era facilmente achado no local. As paredes da Sinagoga é de pedra calcárea, pilares de mármore, vigas decorativas e capitéis Coríntios. Isto indica como Centurião colaborava com a construção da Sinagoga, ele possuía um coração extremamente generoso.
   
Entre estas colunas de mármore muitas vezes Jesus andou orando em Espírito, realizando milagres e Maravilhas para honra e gloria do SENHOR, essa estrutura resistiu aos séculos para testemunhar o Ministério Profícuo de Cristo Jesus em Cafarnaum. Hoje à Céu aberto, o céu servindo como teto. Passando para nós uma lição tremenda: As pedras clamariam a Deus se preciso fosse, e seriam capazes de gerar filhos de Israel, porque recebiam a Palavra do Filho de Deus e guardava em seu interior, coisa que os filhos de Israel e muitos de nós se recusávamos a fazer. (Lc. 3:8)

CAFARNAUM UMA CIDADE QUE SE TRANSFORMOU EM RUINAS
 
Cafarnaum por causa da Incredulidade de seus habitantes se transformou em Ruínas. Jesus profetizou: E, tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos Infernos; porque, se em Sodoma tivesse sido feitos os prodígios que em ti se operam, teria ela permanecido até hoje”. (Mt. 11: 23) O Orgulho de seus moradores foi abatido, o que sobrou foi pedra sobre pedra.

A Suposta casa de Pedro e a Sinagoga branca estão localizadas próximo ao Lago de Genezaré como se vê na foto ao centro numa foto extraída no site Israel/ Cafarnaum. Supõe-se que a filha de Jairo chefe dessa Sinagoga foi ressuscitada por Cristo com Base no relato Bíblico. Em S. Marcos 5: 21 a 43, quando Jesus havia chegada de barco da região de Gadara, onde havia libertados dois homens possessos de espíritos malignos (Mt. 8: 28-34/ Mc. 5: 1-20) 
 
Obs.: A Cidade de Cafarnaum era a cidade que Cristo residia depois que iniciou seu ministério. Os Discípulos Pedro, André, Mateus, foi em Cafarnaum que abriram o telhado da residiencia para fazer descer um paralitico.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3
              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve

(Texto Gn. 21; 14-21)                              Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.                          Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de…

Zacarias, pai de João Batista- Parte 1 (Personagens Bíblicos)

Dados Gerais sobre Zacarias, pai de João Batista  

A postagem visa facilitar estudos sobre a pessoa exemplar de Zacarias, pai de João Batista, deixando claro, logo no principio que admite -se cópias desta postagem desde se cumpra as normas dos Direitos Autorais.

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou")