Pular para o conteúdo principal

A Cidade de Cafarnaum

        

                          Uma Cidade construída de forma octogonal dividida por uma importante estrada Comercial que liga o Egito e a Síria com destino até Damasco. Ficava ao lado do famoso Lago da Galiléia, região pesqueira, Cafarnaum ocupava os confins territoriais de Naftalí e Zebulom (Mt. 4: 13) O Nome Cafarnaum significa ‘Aldeia de Naum ou Consolação. ’

                                 Na Cidade havia Coletoria de Impostos, onde Mateus trabalhava uma Sinagoga construída pelo Centurião citado em Mateus 8: 5-13, e possivelmente uma Centúria, devido ao fato do centurião residir na Cidade e comandar pelo menos 100 soldados romanos. Entre os moradores da cidade o mais ilustre era Jesus (Mt. 4: 13,15) Pedro e Mateus também morava na cidade.

escavações em Cafarnaum
                                 As Vantagens de uma pessoa comum morar em Cafarnaum, não faltavam peixe e água o Mar da Galiléia estava logo ali com uma linda paisagem, onde se podia pescar livremente. A nível de segurança continha uma Guarnição de Militares romanos (Mt. 8: 5), a cidade oferecia resistência imediata em caso de invasão. A Estrada Comercial que atravessava a cidade além de facilitar o comércio facilitava o acesso para o Egito, Síria e Damasco. Fica praticamente na divisa de dois reinos Herodes Antipas e Herodes Filipe. No Campo religioso contava com uma Sinagoga, veja a foto da suposta Sinagoga construída com a ajuda do Centurião.

                   Possivelmente nesta Sinagoga conforme escreveu o Evangelista Marcos Jesus orava constantemente e pregava surpreendendo as multidões (Mc. 1: 22,23). O que surpreende é o uso de mármore branco decorado caríssimo, neste tipo de construção era comum o uso basalto preto mais popular e mais barato porque era facilmente achado no local. As paredes da Sinagoga é de pedra calcárea, pilares de mármore, vigas decorativas e capitéis Coríntios. Isto indica como Centurião colaborava com a construção da Sinagoga, ele possuía um coração extremamente generoso.
   
Entre estas colunas de mármore muitas vezes Jesus andou orando em Espírito, realizando milagres e Maravilhas para honra e gloria do SENHOR, essa estrutura resistiu aos séculos para testemunhar o Ministério Profícuo de Cristo Jesus em Cafarnaum. Hoje à Céu aberto, o céu servindo como teto. Passando para nós uma lição tremenda: As pedras clamariam a Deus se preciso fosse, e seriam capazes de gerar filhos de Israel, porque recebiam a Palavra do Filho de Deus e guardava em seu interior, coisa que os filhos de Israel e muitos de nós se recusávamos a fazer. (Lc. 3:8)

CAFARNAUM UMA CIDADE QUE SE TRANSFORMOU EM RUINAS
 
Cafarnaum por causa da Incredulidade de seus habitantes se transformou em Ruínas. Jesus profetizou: E, tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos Infernos; porque, se em Sodoma tivesse sido feitos os prodígios que em ti se operam, teria ela permanecido até hoje”. (Mt. 11: 23) O Orgulho de seus moradores foi abatido, o que sobrou foi pedra sobre pedra.

A Suposta casa de Pedro e a Sinagoga branca estão localizadas próximo ao Lago de Genezaré como se vê na foto ao centro numa foto extraída no site Israel/ Cafarnaum. Supõe-se que a filha de Jairo chefe dessa Sinagoga foi ressuscitada por Cristo com Base no relato Bíblico. Em S. Marcos 5: 21 a 43, quando Jesus havia chegada de barco da região de Gadara, onde havia libertados dois homens possessos de espíritos malignos (Mt. 8: 28-34/ Mc. 5: 1-20) 
 
Obs.: A Cidade de Cafarnaum era a cidade que Cristo residia depois que iniciou seu ministério. Os Discípulos Pedro, André, Mateus, foi em Cafarnaum que abriram o telhado da residiencia para fazer descer um paralitico.  


Comentários

  1. Ontem, dia 03/09/18, boca da noite, me veio natural e docemente a lembrança do episódio do homem possuído pelo demônio em Cafarnaum. Hoje dia 04/09/18 sou levado a uma missa às 6:30hs numa catedral de uma cidade nas bordas do altiplano central do Brasil. E a resposta dos Céus me desabou forte no enlevo do coração. Eu não sabia, mas o evangelho de hoje...é o próprio!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma