Pular para o conteúdo principal

Deus aprova a Mentira às vezes?




As Parteiras Sifrá e Puá no Egito: Usaram aMentira para evitar um Infanticídio?

E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. 
 Êxodo 1:14-16

  O Rei do Egito Faraó ordenou as parteiras Sifrá e Puá para mataram todo e qualquer bebê do sexo masculino que nascesse entre os hebreus (Êx. 1: 15). Tal decisão de faraó possuía um motivo, e o motivo seria uma estratégia para evitar que futuramente com tantos filhos gerados o povo hebreu pudesse levantar uma Rebelião e assim ficar livre da Escravidão imposta pelos egípcios.
  Sifrá e Puá de algum modo conhecia o Deus dos Hebreus e temia, (ÊX. 1: 17) sem aprovar tamanha atrocidade de faraó, então decidiram poupar vidas de bebês.
  A Atitude nobre das enfermeiras chegou ao Conhecimento de Faraó, o qual ficou indignado, e mandou chamar as enfermeiras para prestar esclarecimentos. Ao que segundo alguns analistas da bíblia, mais precisamente os céticos, alegam que elas usaram de mentira. Mas Puá e Sifrá mentiram diante Faraó?  
                            A Resposta é NÃO! Elas usaram da Morosidade, demoravam a chegar até o local do parto para as hebreias tivessem tempo de gerar a criança, sem que elas fossem obrigadas a matar a criança durante o parto.  A Versão delas diante faraó foi:

Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. 
Êxodo 1: 17-19
                            Analisando o texto friamente entendemos que as Enfermeiras não Mentiram, antese falaram a verdade, a facilidade das hebreias de gerar crianças era do conhecimento de todos, inclusive de Faraó que não contestou a defesa das parteiras.
A Decisão das parteiras de Demorar em atender as hebreias no momento do parto rendeu algumas bênçãos preciosas para aquelas parteiras, que evidentemente eram estéreis:

Portanto Deus fez bem às parteiras.
E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

               Conclusão: Diante da situação imposta por Faraó, que contrariavam totalmente a sua missão de salvar crianças durante o parto, a função escolhida por Sifrá e Puá, foi escolhida por amor a vida das crianças, era sinal de dedicação da parte delas. Assim a ordem de faria feria os princípios morais, éticos e pessoais das enfermeiras, que decidiram salvar a vida de bebês retardando o atendimento sem precisar usar dos artifícios da mentira.
                            Sempre não mentir sempre há uma saída, para escapar, pense nisso, ore e Deus te mostrará a saída. 

Comentários

  1. Verdade! Muito bom estudo. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. É muito simplória está explicação. Não traz uma luz sobre a questão de se Deus levou ou não a mentira em consideração.
    Podemos arranjar "inúmeras explicações para essa atitude" no sentido de dizer que a mulher não mentiu mais e no caso de Raabe? Ela tem escondidos dois hebreus entre as canas, dentro de sua casa, e quando os seus patrícios vem e pergunta cade os homens que viram entrando ali, ela diz que estes já tinham ido embora, E ai?

    ResponderExcluir
  3. É muito simplória está explicação. Não traz uma luz sobre a questão de se Deus levou ou não a mentira em consideração.
    Podemos arranjar "inúmeras explicações para essa atitude" no sentido de dizer que a mulher não mentiu mais e no caso de Raabe? Ela tem escondidos dois hebreus entre as canas, dentro de sua casa, e quando os seus patrícios vem e pergunta cade os homens que viram entrando ali, ela diz que estes já tinham ido embora, E ai? Joseph Vitoria

    ResponderExcluir
  4. Raabe era praticamente uma recém-convertida. Não se poderia exigir de Raabe comportamento de alguém maduro na fé. Raabe creu no Deus dos espias e foi justificada pela graça mediante a fé. Deus é justo, mas também é misericordioso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...