Será que aquele Jesus com olhos azuis ou verdes é mesmo o Jesus da Bíblia? Será que os cabelos de Jesus eram longos e a cor de sua pele era branca? Será que o escultor não se inspirou na pessoa errada para fazer a imagem de Jesus? Enfim, quem é o Jesus que temos na parede, nas imagens que carregamos?
O segundo mandamento de Deus para seu povo é muito claro:
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Sabe - se que no tempo de Jesus não havia máquina fotográfica, havia escultores e artistas que desenhavam pessoas. Porém, é interessante nota que nenhum desenhista contemporâneo de Cristo fez qualquer desenho dele ou imagem.
Esse fato deve -se ao costume da Igreja Cristã primitiva que nunca usava imagens em suas cerimônias religiosas, nem mesmo a imagem de Cristo ou de qualquer outro vulto cristão. Isso graças a pratica da Lei Moisaica e as recomendações de apóstolos renomados como Paulo, João e outros. Numa de suas Cartas o apostolo João escreveu:
Filhinhos, guardai -vos dos ídolos. Amém. 1 João 5:21
Costume da Igreja Cristã Primitiva em relação as Imagens
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16
Por outro lado, Sendo Jesus judeu fica difícil imaginá -lo de olhos verdes ou azuis, já que a extrema maioria dos judeus são de olhos pretos ou castanhos. A Cor de sua pele deveria ser morena devido ao calor do sol no Oriente Médio, e devido ao fato de seus ancestrais serem uma Raça Miscigenada (misturada). Então, dificilmente Jesus seria um homem branco com olhos azuis ou verdes.
O Profeta Isaías nos passa a seguinte imagem de Cristo:
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:1-3
O Profeta Isaías apresenta Jesus como um homem de origem de uma terra seca, uma pessoa desprovida de beleza e formosura, não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Neste sentido temos que admitir que a aparência física e Jesus não bela, formosa e atraente. Trata -se de um Jesus muito diferente dos quadros pintados ou desenhados que temos visto hoje espalhados pelos cantos, onde é pintado/desenhado um Jesus de boa aparência.
Tudo nos leva a crer que estão nos apresentando um Jesus comercial, belo, ou seja um Jesus vendável, já que o “Feio” não vende tanto. As vezes o artista se inspirou em alguém que ele achasse bonito, sem considerar o caráter do rapaz, não se importando que seja um homicida, um devasso, em resumo um Mau Caráter, para representar Jesus, o Santo dos santos.
Já imaginou possuir a imagem de um tremendo mau caráter na parede acreditando que ele é Jesus?
Sabemos, que se Jesus desejasse ser belo no aspecto fisico, ele faria isso com perfeição inquestionavel e absoluta. Todavia, a beleza de Cristo estava no seu interior e não exterior.
O Senhor Jesus deu orientações de como adorá- lo, ele revelou a maneira de como devemos buscá -lo e servi- lo:
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Os Cabelos de Jesus eram cumpridos?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 1 Coríntios 11:14
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 1 Coríntios 11:15
O Apostolo Paulo foi uma testemunha ocular de Jesus, era contemporâneo de Jesus, viu Jesus face a face e sabia melhor do que qualquer um de nós como Jesus fisicamente era.
Ora, se os cabelos de Jesus fossem longos, como se ver em algumas gravuras, São Paulo jamais ensinaria a Igreja que homem ter o cabelo longo é desonroso. E que a honra estaria com as mulheres por deixar seus cabelos cumpridos.
Conclusão:
O Jesus das imagens e esculturas que vemos é muito diferente do Jesus verdadeiro, a Bíblia em nenhum lugar incentivar o uso da imagem de Cristo ou qualquer outro como objeto de adoração ou de culto.
Comentários
Postar um comentário
MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.