Pular para o conteúdo principal

COMO CAIM CONSEGUIU UMA ESPOSA, DE ONDE VEIO A MULHER DE CAIM?



                                                                                             I.            Pergunta: De onde saiu a esposa de Caim?

Genesis 4:16. E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
17. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

Os Ateus, Agnósticos e Céticos gostam de utilizar essa passagem para desmerecer, colocar em xeque a credibilidade da Bíblia, semear duvidas e incertezas acerco do texto em questão, assim como outros semelhantes. O “X” da questão é o seguinte: Se havia apenas um casal sendo Adão e Eva, e apenas dois filhos, a saber Abel e Caim, como Caim após matar Abel pode arranjar uma esposa?


 Resultado de imagem para esposa de caim
      II.            

Analisando o Texto e o Contexto

Para compreender um texto é necessário ler o contexto, e todo o capitulo se necessário, as informações tendem a aumentar à medida que vamos lendo capitulo a capitulo e até o livro inteiro procurando entender. Aqui será analisado o texto e o contexto para chega a uma resposta concreta.  

a)     Quem Poderia Vingar Abel, assassinando Caim?

Os Relatos na Bíblia nem sempre atendem a uma sequencia cronológica, geralmente costuma a sair da ordem cronológica, colocando em pauta assuntos importantes que ocorreram ao longo do tempo. No caso de Caim onde ele arrumou uma esposa, sendo que em Genesis capítulo 4, entre Genesis 4:1-10 são citados apenas 04 personagens são eles, o casal Adão e Eva, Abel e Caim. Porém, o capitulo nos dá pistas que havia mais personagens na história, e não se trata de apenas uma pessoa ou duas, um bom numero de pessoas que causava temor em Caim, leia o texto.

Gênesis 4:13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
15 O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

Gn. 4: 14 ... E da tua face me esconderei e serei fugitivo e vagabundo na terra... De quem Caim queria se esconder? Da família de Abel? Ou de outros filhos de Adão que não foram citados no texto? Por que Caim queria fugir? Quem poderia ameaça-lo? Adão sendo seu pai jamais mataria seu filho que agora “supostamente” seria o unigênito? (Não estou afirmando que Caim seria o único filho) Ou será que havia mais pessoas nessa história?
Disse mais Caim para Deus: ... E será que todo aquele que me achar, me matará.... (Gn. 4:14) O Texto passa-nos a ideia que havia mais personagens nessa história com toda a força e recurso para assassinar Caim, e por isso ele estava com medo.

Gn. 4:14 ... E serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará... Caim estava disposto a fugir, estava com medo de alguém o matar, possivelmente os filhos de Abel, a nível de Lei conforme Números 35:10 22.

Números 35: 11. Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano.
12. E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento.
16. Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
17. Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
18. Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida.
19. O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á.
20. Se também o empurrar com ódio, ou com mau intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer;
21. Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará.


Gn. 4: 15 O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado... Está claro que havia mais gente nessa história com todas as condições legais e físicas para vingar a morte de Caim. E Adão e Eva não seriam os únicos que poderia assassinar Caim, isto seria inimaginável Adão e Eva matar o seu primogênito do sexo masculino, que apesar de assassino era seu filho.
Gn. 4:15 ...E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.... “Qualquer” indica um numero elevados de candidatos, de pessoas, um conjunto, formado por vários homens que poderia com facilidade executar Caim, Abel era um homem justo, e por ser justo, automaticamente amado e admirado por muitos. 
Gn. 4: 16 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. Ou seja, em resumo, qualquer parente de Abel poderia vingar a morte dele, Caim sabia e temia morrer nas mãos do vingador. Por essa razão fugiu para uma região ao oriental do Éden, bem longe de tudo e de todos. Mas não foi sozinho, levou alguém consigo.


b)     Com quem se casou Caim?

Analisando Genesis como um todo, porque originalmente não havia capítulos e ne versículos, entre os séculos XIII e XVI. Então, ela foi escrita como um livro, assim quem ler o capítulo 4 é automaticamente induzido a ler o capítulo 5. E quando se ler o capítulo 5 olha o que encontramos:
Gênesis 5:1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
2 Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
3 E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
5 E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.

O Autor e Genesis decide escreve a parte o “Livro das Gerações de Adão”, nesta lista somos informados que quando Adão contava com 130 anos gerou Sete, o terceiro filho do sexo masculino, informa também que Adão viveu 800 anos e gerou filhos e filhas. Assim possivelmente Adão gerou Caim e Abem com cerca de 100 anos. Há correntes teológicas que defendem a ideia que antes de Caim foram geradas “filhas”.  

Gênesis 4:1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

... Sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem... Quando Eva diz: ... Alcancei do SENHOR um homem...Isso indica que antes ela somente havia gerado “mulheres” antes de Caim. Nada impede que durante o intervalo entre Caim e Abel haja nascido mulheres. É dai que sai a esposa de Caim, ele teria casado com sua irmã. O que não era proibido naquele tempo, porque até chegar a Lei Mosaica mais de 1.000 anos depois. 

Levítico vem mais de 1000 anos depois de Adão e Eva, portanto, seus filhos coabitarem naquele tempo com suas irmãs não era configurado como pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma