Pular para o conteúdo principal

Voto de Ana, mãe do Profeta Samuel




I – Ana e Penina

                                   Ana era uma das esposas de Elcana, Efraimita residente na região mo0ntanhosa de Ramataim- Zofim, no território da tribo de Eraim (1ª Sm. 1:1). A segunda esposa de Elcana chamava-se Penina, era rival de Ana, porque procurava todos os meios humilhar Ana.   Elcana estava casado com duas mulheres porque naquele tempo era algo comum, o Estado de Israel estava fora da direção de Deus, em corrupção moral espiritual.
                                   Penina gerava filhos e filhas enquanto Ana não gerava nenhum (1ª Sm. 1:2), o que causava em Ana: vergonha, tristeza, angustia... um sentimento de rejeição de Deus.

                        I Samuel 1:6
Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la,
porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.
7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.

                                  
Ao contrário de muitas mulheres que poderiam ficar com inveja Penina e revoltar-se com Deus, Ana utilizou uma estratégia diferente; ela decidiu Orar e fazer um voto com Deus para mudar a sua sorte. Ela usou a humilhação como degrau para a exaltação, partiu da esterilidade para a fertilidade; usou as pedras que lhes feriam e construiu um castelo forte.
                                   Observa-se em Elcana um hábito salutar semelhante ao de Jó, era o hábito de apresentar ofertas diante de Deus em favor dos filhos (Jó 1:5)

I Samuel 1:4 No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas;
5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão,
porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.

                                   Cabe uma pergunta: Será estamos jejuando e ofertando em favor de nossos filhos e cônjuge?
                                    Havia um clima desagradável entre Ana e Penina era a Irritação; a humilhação; a provocação... Diante dessas afrontas Ana... Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia. (I Sm 1:7)

                                    Ana era amada pelo esposo, todavia quem gerava filhos e filhas era Penina; isso abatia o espírito de Ana. Mas Penina, vendo que a predileta de Elcana era Ana, ficava com ódio e inveja. 

Ao se deparar com tudo isso Ana sofria em silencio na terra, mas no céu, Ana gritava. Ela não andava por ai contando seus problemas pessoais para todo mundo, deveras a sua maior dor e aflição de espírito era o fato de ser estéril, com a madre fechada, impedida de gerar filhos.
                                   Não encontramos Ana murmurando ou relatando seus problemas pessoais com as amigas, nem com o marido, nem para o sacerdote, mas trouxe suas petições em secreto com Deus.(I Sm 1: 13-15) Ana aproveitou o seu quinhão e fez um voto com Deus
                       
I Sm . 1: 10 Ela, pois, com amargura de alma,
orou ao Senhor, e chorou muito,
11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos!
Se deveras atentares para a aflição da tua serva,
e de mim te lembrares,
e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão,
ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida,
e pela sua cabeça não passará navalha.


II - O Voto de Ana  e seus Problemas


*     O Voto foi Dirigido ao Deus Todo Poderoso, o Senhor dos Exércitos
*     A Causa do Voto: Aflição de Espírito
*     Pedido: Gerar uma criança do sexo masculino
*     Oferecia em troca: Consagrar o Filho ao Senhor e não passar navalha no cabelo do menino

Breve Lista dos Problemas de Ana
·        Pelo fato de ser impedida de gerar filhos, foi obrigado a aceitar o marido a casar-se com uma segunda mulher para dá continuação a descendência;
·        Era obrigada a dividir o marido com outra mulher
·        Era estéril enquanto sua rival era fértil
·        Sua Rival Penina costumava a humilhar, afligir seu espírito, fazendo de sua vida familiar uma tribulação;
·        Havia uma dor profunda na alma que lhe fazia chorar com Constancia;
·        Penina aborrecia Ana de tal maneira que esta perdia o apetite;
·         Era uma mulher atribulada de espírito (I Sm. 1: 15)
·        Desgosto da Vida (I Sm 1:16) 
·        Semblante de tristeza que só foi desfeito após o voto com Fé em Deus (I Sm 1:18)
·        Foi confundida pelo Sumo sacerdote Eli com uma mulher que bebia muito vinho/ Filha de Belial.

III - Resultado do Voto de Ana 

                                   Ana engravidou e gerou a um menino que pôs o nome de Samuel, o qual foi consagrado a Deus antes mesmo de ser gerado no ventre. Ana ficou com a criança até desmamar e levou para o templo, com o passar do tempo Deus fez de Samuel, profeta e Juiz de Israel, uma grande honra.

1ª Sm 2:21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu,
e teve três filhos e duas filhas.
Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor.

A Vida de Ana antes e depois do Voto:

·        Antes coração triste / Depois Coração Alegre
·        Antes uma Mulher estéril/ Depois uma Mulher Fértil, mãe de 05 filhos 
·        Antes Fraqueza/ Depois Poder
·        Antes não havia motivos para cantar/ Depois vários motivos para cantar
·        Antes não tinha muita Benção para contar/Depois várias Benção para Contar
·         Antes vivia triste e atribulada / Depois Alegre e cheia de Felicidade.
·         Antes desprezada/ Agora louvada
·         Antes humilhada/ Agora exaltada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma