Em matéria exibida no Domingo Espetacular no dia 13/11/2011 sob o título CAIR NO ESPÍRITO onde o repórter Afonso Mônaco e Heloisa Vilela do modo deles um assunto tão complexo e delicado, chegando ao ponto de confundir púlpito com palco durante a reportagem. E ouvindo o ponto de vista de um Maçom para falar sobre o CAIR NO ESPÍRITO.
Jacob Pinheiro Goldberg (careca de óculos) sendo maçom sabe discernir o que é cair no Espírito? |
Há também um suposto pastor que com toda certeza participou dessas meninices e esta arrependido.
É Extremamente perigoso afirmamos que toda vez que uma pessoa cai no culto seja manifestação de demônios, do mesmo modo que é extremamente perigoso e até irresponsável afirmar que toda a pessoa que cai no culto em adoração a DEUS é obra do ESPÍRITO SANTO. Também é no mínimo tendencioso e preconceituoso alegar que toda a pessoa que caiu no culto de adoração a DEUS é ação da carne, da emoção ou coisa semelhante.
Na reportagem não há um texto sagrado que sirva como base para reprovar o CAIR NO ESPÍRITO.
I - 03 NATUREZAS DO ‘’CAIR DO ESPÍRITO’’
Antes de qualquer coisa é preciso considerar três Manifestações em cultos são elas aManifestação do Espírito Santo, do Espírito Humano e do Espírito diabólico ou demoníaco.
01 – CAIR NO ESPÍRITO DIABÓLICO/ DEMONÍACO: a pessoa pode está Possessa por uma legião de demônios e cair no espírito diabólico por terra diante da autoridade e do poder do nome de JESUS. Isso pode ocorrer dentro ou fora de uma igreja. Veja no vídeo abaixo exemplos dessas manifestações:
02- CAIR NO ESPÍRITO HUMANO: Basta Querer cair, isto livre do poder e/ou da influencia do Espírito Santo, ou de Espírito Demoníaco/Diabólico. A Pessoa cai por impulso, por ação ou/e influencia do Espírito Humano. Sempre há aqueles que no meio do povo de Deus que pode fingir está sob a ação do Espírito Santo de DEUS ou fazer peripécias.
03-CAIR NO ESPÍRITO SANTO: na Bíblia tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento encontramos homens de DEUS ‘CAINDO NO ESPÍRITO’.
a) Daniel
Dn 10: 8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão,
e não ficou força em mim;
desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.
9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra.
10 E eis que uma mão me tocou,
e fez com que me levantasse, tremendo,
sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
b) Paulo
II Corintios 12:1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor.
2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos
(se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe)
foi arrebatado até o terceiro céu.
3 Sim, conheço o tal homem
(se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),
4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
c) João
Apocalipse 1: 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último,
Muitos tentam negar esses textos e distorcem COMO DESEJAM, mas leia e releia e tire suas conclusões, pode ler todo o capítulo do texto citado ou até o mesmo livro e você vai chegar a mesma conclusão: Diante do Deus Altíssimo o Homem não é digno de ficar de pé devido a seus pecados e limitações, diante a gloria de Deus todo joelho se dobrará voluntariamente ou involuntariamente. Afinal de contas se estamos de pé é por que Deus nos permite. O Ser Humano não pode conter o Poder de Deus.
Há outras Referencias, encontramos gente cantando e dançando, e até pulando no Espírito Santo, (Deus sabe como) como prova cito Miriam irmã de Moisés e o Rei Davi.
II – Homens e Mulheres de Deus que expressaram Gratidão e Alegria diante de Deus com Danças, Pulos, gritos de Gloria a Deus...
a) Miriam irmã de Moises Cantando e Dançando
Mirian cantou e dançou, após a Travessia do Mar Vermelho.
Êx. 15: 20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris,
e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
Estava Miriã sob influencia de Demônios (endemoninhada)? Ou sob influencia do Espírito Humano? Ou sob influencia do Espírito Santo?
b) O Rei Davi
2ª Sm 6: 14 E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.
Davi sob a influencia do Espírito Santo dançava, jubilava de que maneira? Sentado no Trono? Ou Como uma estaca? Imagine como Davi expressava com todas as forças seu jubilo!
Ora, nos tempos de hoje os atuais críticos (teólogos firmados em doutrinas humanas e/ou diabólicas) fariam coro com Mical.
2ª Sm 6: 16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do SENHOR,
o desprezou no seu coração.
c) O Paralítico na Entrada de Formosa
Na entrada da formosa o paralítico que mendigava depois de receber a Cura começou a pular e dar glórias a DEUS Contagiando a multidão, ele pulava no meio do povo glorificando a DEUS.
Atos 3
1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.
2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.
3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E ele os olhava atentamente,
esperando receber deles alguma coisa.
6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram
8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
Ficou endemoninhado ou louco o homem depois que recebeu a cura da paralisia? Foi convida para uma fogueira para receber o milagre?
III – O Dom de Discernimento de Espírito
Resta-nos buscar o dom de Discernimento do Espírito, pois esse dom facilita a identificação dessas manifestações. Eliminando os riscos de Blasfêmias contra o Espírito Santo apontando uma manifestação do Espírito Santo com uma manifestação Diabólica ou vice-versa.
1ª Co 12: 6 E há diversidade de operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.
8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
e a outro a interpretação de línguas.
Devemos sempre lembrar que o ser humano é composto de alma , corpo e espírito é sujeito a emoções. E diante da manifestação de Espírito Demoníaco ou Espírito Santo cada ser humano expressa uma reação. Estas Reações por sua vez podem ocorrer de várias maneiras, porém tudo com ordem e decência para honra e gloria de Deus.
Mas em nenhum momento podemos qualificar tais ações como manifestação do Espírito Santo ou Demoníaca. O espírito humano pode expressar estas reações em conexão com qualquer espírito seja em comunhão com Espírito Santo ou Diabólico.
Comentários
Postar um comentário
MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.