Pular para o conteúdo principal

Quem foi Zaqueu? Era ele um Desonesto?Quais foram seus principais Privilégios?


  Quem era Zaqueu? Alguns alegam que ele era um homem corrupto, desonesto, ladrão, ímpio e assim em diante, mas o texto sagrado apóia essas teorias e declarações? Vamos examinar o texto mais atentamente?

Lucas 19:1 Tendo Jesus entrado em Jericó ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, 
o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão,
porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, 
porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo:
Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa,
 porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

                                Residia em Jericó, para ser chefe dos publicanos deveria ser um homem honesto, pois os romanos jamais colocariam dinheiro nas mãos de um “rato”. Sendo chefe dos publicanos era homem de confiança para as autoridades e para atrair a atenção dos romanos e ganhar tal cargo de confiança deveria ser uma pessoa honesta e de boa índole. Afinal quem de bom e perfeito juízo teria a ousadia de furtar e/ou ser desleal para com o Imperador Romano?
                                   Zaqueu era um homem atento a tudo que acontecia no meio da sociedade, um sujeito bem informado, pois sabia que Jesus viria para Jericó. Era também uma pessoa despertada e desejosa de conhecer o Cristo Bendito. Zaqueu era um homem de visão, enquanto os sacerdotes, os fariseus, escribas... Duvidavam que Jesus fosse o Messias, Zaqueu acreditava piamente que Jesus era o Cristo.
                              Sendo um Homem de baixa estatura possuía uma determinação muito de alta estatura, não mediu esforços para ver o Cristo, se habilitou a subir num sicômoro para ver o Cristo passar, supostamente o a alma mais curiosa e ansiosa para ver o Messias. Dono de uma capacidade tremenda de se redimir, uma pessoa justa disposta e devolver quadruplicado a qualquer pessoa que havia defraudado.
O texto nos dá vazão para crer que ele era justo, apesar de o acusarem de pecador, mas os mesmo que acusavam Zaqueu de pecador, também acusavam e duvidavam do Cristo. Portanto, não merecem nosso credito.
                  Indiscutivelmente era o cidadão mais digno de Jericó para hospedar ninguém menos que o Filho do Deus ALTÍSSIMO em seu lar e repartir com ele o seu pão, seu conforto e aconchego. Cristo disse: Hoje convém pousar em tua casa...
                                Um senhor carinhoso que desceu da arvore e abraçou o Grande Mestre ‘Gostoso’ e com alegria indescritível.  
 Pelo que nos parece Zaqueu era tão justo e caridoso que estava apto a distribuir metade de seus bens com os pobres e a outra parte usar para restituir quadruplicado:  

Lc. 19: 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.

                           Coração mais doce e sincero como do Zaqueu em Jericó era difícil para Jesus encontrar, e não só lá mais em qualquer lugar. Se nosso amigo e fervoroso Zaqueu havia defraudado alguém nem ele mesmo sabia.
                      Portanto acho um erro alguns pregadores afirmarem que Zaqueu era um mau caráter apenas por ser um publicano. Não creio que todos publicanos eram ladrões e corruptos apesar da fama, acredito sim que entre eles havia alguns justos como Mateus e Zaqueu.




               Zaqueu foi honrado por Cristo por pelo menos três ângulos:

1)     Ganhar a Atenção de Cristo quando estava em cima da árvore, embora Jesus estivesse cercado por uma grande multidão
2)     “Receber” no texto passa-nos a impressão que Zaqueu recebeu um abraço de Cristo
3)     Hospedar-se na Zaqueu
4)     Jesus trouxe Salvação a sua Casa
5)     Foi reconhecido e admitido por Cristo como Filho de Abraão
6)     Estava perdido, mas, foi achado

Lc. 19: 9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Faz um MIlagre em Mim (Regis Danese) versão em Prtugues 
Faz um MIlagre em Mim (Regis Danese) versão em ingles 

O Filme onde Zaqueu aparece


   

Comentários

  1. Zaqueu poderia ser honesto com o império mas com os da sua nação ocorria o mesmo..?? O que chama atenção é ele próprio tratar de um assunto que Jesus não menciona...
    Outro fato que chama atenção é do texto enfatizar que ele era rico..
    De que modo ele enriquece..?
    Usando defraudaçoes assim como Lucas 3-12 nos diz...quando João batista diz para alguns publicanos que não cobrasse além do estipulado ...João prepara esses publicanos para a vinda do messias ...de igual modo Jesus foi atrás daquele homem a qual ouvio as palavras de João..

    Importante lembrar que Jesus está junto com seus discípulos... Pedro,Tiago e João..que sofreram com os impostos altos exigidos por Zaqueu...razão está dele dizer que vai restituir...amém..!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com sua tese minervano, as declarações de zaquel revelam que ele se não cobrava mais do que era devido, mas seus comandados ou alguns delles cobravam e eram corruptos vale e ele certamente sabia disso e era conivente, vale lembrar que ele era o chefe ( agente ) dos p-ublicanos ( cobradores de imposto ) conclusão Zaquel era corrupto e foi salvo daqueles erros que comentia e foi lisongeado por Jesus o Mestre dos Mestres. Amem.

      Excluir
  2. Pesquisem sobre o significado da palavra Zaqueu, pois, esta palavra significa PURO, JUSTO.

    ResponderExcluir
  3. Não ouso dizer ou concluir algo que a bíblia não diz. Principalmente quando se refere ao caráter de alguém. Se a bíblia não diz que ele era justo, também não diz que era ladrão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifest...

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...