Pular para o conteúdo principal

Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus

                                                                                             Emissários tentando enlaçar Jesus

                                   A Pergunta foi elaborada por espias enviados pelos escribas e principais sacerdotes, esses espias fingiam ser justos, entrando no meio dos justos, mas estavam ali com a missão de apanhar Cristo em alguma palavra e assim entregá-lo à Jurisdição e à autoridade do governador.

Lucas 20: 21 Estes, pois, o interrogaram, dizendo:
Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus;
22 É-nos lícito dar tributo a César, ou não?

                                   Caso Cristo Jesus viesse a falar alguma coisa contra Roma ou ao Imperador e alguém denunciasse com provas (testemunhas) a prisão era imediata. Então a pergunta foi no mínimo capciosa.
                                   Pergunta um tanto difícil para ser respondida diante de Herodianos e partidários do Imperador. O Tributo do Imperador era pesado e injusto, o que era um dos principais motivos para Rebeliões contra o império.
                                   Ora se Jesus defendesse o Tributo abertamente, desagradaria e muito ao povo oprimido por Roma, a começar dos judeus seus patrícios. Se fizesse declaração contra o tributo era o mesmo que desafiar as autoridades romanas em praça pública, o que poderia antecipar a sua morte, se acusado de Rebelião.
                                   Porém, Cristo com o poder ler a mente e o coração dos homens percebeu logo a malicia, e fez a seguinte colocação:

Lucas 20: 23 Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes:
24 Mostrai-me um denário.
De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César.
25 Disse-lhes então:
Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
26 E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo;
 e admirados da sua resposta, calaram-se.

II - Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
a)   O Ditado Popular: Daí a Cesar o que é de Cesar...
                                   Hoje a um dito popular que diz: “Daí a Cesar o que é de Cesar”, mas ignora, ou omite a segunda parte da frase de Jesus: ‘E a Deus o que é de Deus’. O que Jesus estava ensinando ao Povo com esta frase?
                                   Assim como é licito pagar tributos (Impostos) ao governo, também é licito devolver para o SENHOR,       que a todos governa e dono de tudo, pagar a ELE o que é devido. 

b)      O que ensina a Bíblia: ... E a Deus o que é de Deus? 
Novo Testamento
Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o Dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Antigo Testamento
Malaquias 3: 8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Vós sois amaldiçoados com a maldição;
porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção,
que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.

Resumo:
                        Assim como pagamos os nossos impostos, temos o dever de pagar os impostos devidos a Deus, pois ele é dono ouro, toda a prata, e de toda a terra e de tudo aquilo que está nela e produção da terra e de nossas mãos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus faz 04 Visitas marcantes ao Templo de Jerusalém

 Jesus adentrou no Templo de Jerusalém pelo menos 04 vezes, e esta vezes foram marcantes, sendo que três delas foram num período de Pascoa.         1)       Primeira vez contava com apenas 08 dias de nascido, foi conduzido por José e Maria, e apresentado por Simeão no Templo. Lc. 2: 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo es...

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Het...

Quem é Apostolo? Alessandro Gregorute ou Valdomiro Santiago?

                                   Nosso amigo e irmão Alessandro Gregorute, na melhor das intenções, por amor e velo pelo evangelho, termina se atropelando e atropelando as demais denominações, religiões e seitas como ele próprio diz. A Falta de Instrução dele é tanta, que no dia 2o/06/2011, na rádio Energia FM, emissora que cobre as cidades de Monte Alto, Catanduva e um complexo de aproximadamente 200 cidades próximas, ele disse com toda inocência o seguinte: "Temos quer ser Néscios..." (por volta das 22horas), ele acha que ser Néscio é virtude.                                        Não estou criticando Gregorute estou informando sobre ele.  Admite-se a falta de instrução de Alessandro Gregorute, pois segundo ele cursou a 4ª série primaria, isso é normal dentro dos padrõe...