Pular para o conteúdo principal

07 Conselhos de um Rei para um Sábio


Os 07 Conselhos do Rei, para um Líder

                           Quais são as principais qualidades e Requisitos para ser um grande líder? Quais elementos necessários para um líder? Como um líder pode obter êxito? Qual perfil e fatores que não podem faltar num líder? 
                               O Rei Davi na sua velhice antes de falecer, deu Conselhos para seu sucessor, seu filho, Salomão considerado o Homem mais Rico e Sábio de todos os tempos, com exceção a Cristo. Davi foi um dos reis mais bem sucedidos da História, sua trajetória é fascinante e ao mesmo tempo impressionante. Ele conseguiu unir 12 tribos, divididas em duas nações, num só Reino, e fez com que todos prosperassem e vivessem em harmonia. 
                           Enquanto era Rei, Davi venceu Guerras, conquistou novas Terras, fez um Reinado de Justiça, e conseguiu trazer seu povo para perto de Deus, arrancou do meio de sua gente a idolatria e as desigualdades sociais. É o iniciador e principal financiador da maior construção da História da Humanidade e mais famosa, o Templo de Salomão. Foi Davi que planejou a obra, e deixou no caixa e na Reserva do material e recurso necessário para seu filho construir.



Templo que edificou o Rei Salomão from Waldir Sabóia on Vimeo.
A Missão de Salomão era conservar as 12 tribos de Israel unidas, prosperas, e devotas ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os três patriarcas da Historia do povo hebreu. Estava em seus ombros a responsabilidade de governar uma das maiores nações do mundo antigo, fazer o reinado crescer, governar com justiça e equilíbrio. Era seu dever além de varias atribuições como Rei conservar as instituições de seu Reino e construir uma das Obras que Inspirou a muitas outras do mesmo porte e semelhantes, a Construção do Grande Templo, mais conhecido como templo de Salomão avaliado em mais de US$ 100 bilhões, devido a enorme quantidade de ouro maciço (100 talentos mil talentos de ouro), prata, ferro entre artefatos de construção utilizado.




Os Sete Conselhos do Rei 




01  - Humildade


 1ª Reis 2: 1 Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de toda a terra.
                
                          2 Eu vou pelo caminho de toda a terra... O Rei não é melhor e nem pior que ninguém, é um ser humano como outro qualquer, caminhando pela terra, vai precisar comer, beber, vestir, dormir, saúde, aprender... como qualquer pessoa. O Líder não é sobrehumano e muito menos imortal, ele passa por momentos de animo e desanimo, tristeza e alegria, altos e baixos,  está sujeito ao amor e o ódio; a vida e a morte, ele está sujeito a Erros e Acertos e coisas semelhante ... Diante de todas essas limitações o Rei (líder) tem que ser Humilde. 

Sobre este ponto escreveu Salomão em Provérbios 16:18:
A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.


02 - ...Sê Forte ... (Coragem) 

I Reis  2 :2
Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem.

Apoclipse: 21: 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, 
e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, 
que é a segunda morte. Ser forte, corajoso é o mesmo que ser ousado, e não atrevido ou intrometido. Paul Potts, se fosse um frouxo, um covarde e nem forte para encarar jurados tão implacáveis, jamais seria conhecido no mundo por seu talento.





                Estamos sujeitos a tropeçar e cair, e para levantar temos que ser fortes,corajosos...
                        
                                           O Fraco não é capaz liderar nem a ele mesmo e muito menos de governar os outros, o fraco é covarde, medroso, dominado pelo desanimo, pela falta de fé em Deus e desprovido da certeza de dias melhores, porque para isso não contribui. "Não Temas" se encontra 366 vezes em toda a Bíblia Sagra a fim de que ninguém fique fraco, ou deixe o desanimo prevalecer. Para Liderar é preciso ser forte porque governar é para os fortes e não para os fracos, por que são muitos desafios e decisões difíceis que necessitam ser tomadas,  o que exige muita coragem e firmeza para tomar o rumo certo. Não se trata de impor suas vontades, mas sim coragem e força para fazer a coisa certa com o objetivo de trazer o bem de todos. Coragem para assumir o Erros e fazer a coisa Certa. O Fraco não tem coragem de exercer a justiça por que teme os maus. O Forte por sua vez pratica e Justiça sem temer os injustos. (Não se pode confundir coragem com valentia) 
                    
Mateus 28: 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, 
até a consumação dos séculos.



03- Porta-te como Homem 


I Reis  2 :2
Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem.
  
                               Honrar os tratos, a palavra e compromisso firmados, o Rei não pode ser confundido com uma Rainha, nem com uma criança. , realizar as promessas e cuidar de cumprir o que falou.



 Salmos  15: 1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? 
Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, 
e do coração fala a verdade;
3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, 
nem contra ele aceita nenhuma afronta;
4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;
5 que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.


04 - Guardar, Andar e Observar as Ordenanças de Deus 

1ª Reis 2: 3 Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores,


        
         Guardar = Depositar dentro de si, no Coração, na força, na mente e na alma
         Andar = Praticar, vivencia-la, Ações de acordo com as ordenanças de Deus
         Observar= Examinar e meditar, sempre buscar aprender, e conhece-la no seu mais profundo e amplo significado.

Salmos  1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores,
 nem se assenta na roda dos escarnecedores;
2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, 
nem os pecadores na congregação dos justos;
6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, 
mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

1ª Reis 2: 4 E para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.

Vantagens

 - Reino Confirmado 
 - Reino Próspero 
 - Reino de Justiça

                                 Talvez você pergunte: Porque esse conselho está em 4º lugar? Pois deveria  não deveria ser o primeiro? 

                              Reflita: 

a) Humildade: O Soberbo consegue guardar a Palavra de Deus? Para Meditar nela, coloca-la como bussola na vida é necessário ser Humilde, os soberbos acham que não precisam das Ordenanças de Deus. 
b) Sê Forte: Os fracos ou covardes  não conseguem guardar, andar e observar as Ordenanças do SENHOR. Somente os Forte e corajosos examinam a Palavra de Deus com determinação a fim de aprender e pratica-la. Os Fracos nem querem saber para não se comprometer.
c) Porta-te como Homem: A Palavra 'Homem', indica compromisso assumido e cumprido, aliança, temos um Deus de Pacto, de aliança com seus servos, não tem compromisso que não tem compromisso com Ele.   

05 - Ser Justo 

1ª Reis 2:5 Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés.

6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria, 

e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz.


8 E eis que também contigo está Simei, filho de Gêra, benjamita, de Baurim, que me lançou atroz maldição, no dia em que eu ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao 



9 Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer; farás com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.


Jordão, e eu lhe jurei pelo Senhor, dizendo: Não te matarei à espada.

Proverbios 15: 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre,
que é a segunda morte.


                           Atos de Justiça, ajudar os desfavorecidos, defender os fracos e oprimidos quando este estiverem com a razão, punir os culpados, inocentar o inocente. Praticar atos de Justiça, como a Honestidade e ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados sem exigir nada em troca. O Justo caminha por caminhos retos e não em caminhos tortuosos da vida, ele não se corrompe e nem corrompe. 

Eclesiastes  7:7
Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração.

Provérbios  15:8
O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor; 
mas a oração dos Justo lhe é agradável.

Malaquias 3:18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio;
entre o que serve a Deus, e o que o não serve.


06 - Gratidão 

1ª Reis 2:7 Mas para com os filhos de Barzilai, o gileadita, usa de benevolência, e estejam eles entre os que comem à tua mesa; porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
10 Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.

Esta foto foi tirada no momento que o bombeiro sentou depois de cumprir seu trabalho após um incêndio, neste incêndio o bombeiro salvou algumas vidas e entre elas, a vida desta cadela com seus filhotes, a cadela veio bem devagar e retribuiu com um gesto de carinho e Gratidão

O Líder (Rei) tem que ser grato a Deus por suas inúmeras benevolências e grato a seu povo por lhe apoiar, grato a quem lhe presta serviços e favores, a ingratidão é deselegante e cruel, não cabe no perfil de um líder. 

Colossenses 15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, 
louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, 
dando por ele graças a Deus Pai.


07 - Sabedoria


1ª Reis 2:9 Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer; farás com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.


Jordão, e eu lhe jurei pelo Senhor, dizendo: Não te matarei à espada.

                              O Líder tem que ser sábio, e não um tolo, não pode ser ignorante de suas reais necessidades e das necessidades de seus liderados, ou de seu povo, não pode ser sábio diante de seu próprios olhos, nem fazer tolices, muito menos agir com imprudência trazendo terríveis conseqüências.  

Provérbios  1:7 
O Temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.

Provérbios  14:16 
O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro.

Provérbios  18:15
O coração do entendido adquire conhecimento; 
e o ouvido dos sábios busca conhecimento

Provérbios  20:1
O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; 
e todo aquele que neles errar não é sábio.

Provérbios  26:12 
 Vês um homem que é sábio a seus próprios olhos? 
Maior esperança há para o tolo do que para ele.

Eclesiastes  4:13
Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, 
que não se deixa mais admoestar,

Eclesiastes  7:19
A sabedoria fortalece ao sábio mais do que
dez governadores que haja na cidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma