Pular para o conteúdo principal

Carta à Cidade de Éfeso e o Templo de Diana


Apocalipse  2 



1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, 
e não desfaleceste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, 
e removerei do seu lugar o teu candeeiro, 
se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, 
as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, 
que está no paraíso de Deus.



Comentando Apocalipse 2:1-7

1) Os Pontos Fortes

a) As Sete Estrelas e os Sete Candeeiros

- Boas Obras
Laboriosa
- Perseverante
- Intolerância com os maus
- Possuía Conhecimento da Doutrina de Cristo a tal ponto de Desmascarar os Falsos Apóstolos
- Suportava as Provas por Amor de Cristo
- Não Esmoreceu diante das adversidades e desafios
- Odiava as Doutrinas Falsas como a Doutrina dos Nicolaítas que legalizavam a Idolatria e a Prostituição



1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve... Este anjo simboliza o Pastor da Igreja de Éfeso, descarta-se a possibilidade que seja um anjo literalmente por tres razões pelo menos:
1 - Anjo não Pastoreia Igreja
2 - Os Anjos desejam pregar o Evangelhos, mas,não são encarregados para esta missão (1 Pe 1:12)  
3 - Nenhum anjo celestial está fora do Primeiro Amor

Ap. 2:1:Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas... A Igreja esta na destra de Deus, bem guardada e protegida, é um instrumento de Cristo na terra, para libertar os cativos e oprimidos e salvar os perdidos. 

Ap. 2:1 - Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas...
As sete Estrelas conforme Apocalipse 1:2o são os pastores, que agem como anjos mensageiros da parte do SENHOR, são eles junto com a Igreja (povo de Deus) a Luzes que alumia o mundo de trevas. 
Ap. 2:1 - Que anda no meio dos sete candeeiros de ouro... "Anda" isto indica que Cristo visita a sua Igreja na terra constantemente. 
Ap. 2:1 - Os sete Candeeiros de ouro são as Igreja, que tem como finalidade primordial Iluminar o mundo dominado por trevas. 

b) Conheço as tuas Obras

Ap. 2:2 - Conheço as tuas obras... "Conheço' num sentido mais profundo, o interior e o exterior, os pontos fracos e fortes, as virtudes e vicissitudes da Igreja (povo de Deus)
Ap. 2:2 - E o teu trabalho... (trabalho=Labor)Todo trabalhador espera recompensa,Jesus está atento para as Obras da Igreja seja elas Boas ou não,o motivo de 'Conhecer' as obras, é para recompensar a cada um conforme suas obras
Ap. 2:2 - E a tua perseverança...  A Igreja não desistia apesar da idolatria predominante em Éfeso. 
Ap. 2:2 - Sei que não podes suportar os maus... Intolerância com os maus, distanciamento, não aceita a convivência desnecessária, a comunhão com os ímpios que rejeitam  o Evangelho com base no salmo 1:1.
Ap. 2:2 - E que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos... É o que falta a muitas igrejas nos tempos de hoje, a maioria aceita qualquer um como apóstolo, aceita qualquer mensageiro, abraçam falsos profetas como verdadeiros e perseguem os verdadeiros profetas. Muitas Igrejas atuais são manipuladas junto com a massa por falsos apóstolos e mestres. A Igreja de Éfeso possuía um conhecimento profundo das Escrituras Sagradas e o Evangelho de Cristo. A Imensa maioria das Igrejas estão correndo atrás de movimentos, barulhos, festejos... Não se habilitam mais a estudar a Doutrina de Cristo.

   c) Sofrer por Amor de Cristo

Ap. 2: 3 - E tens perseverança e por amor do meu nome sofreste.. Há Ministérios que pregam somente as prosperidades do Reino de Deus e negam as dificuldades, as provações, que variam de pessoa para pessoa. A Igreja de Éfeso  gozava das prosperidades do Reino de Deus, e enfrentava as provações e adversidades com garra fibra e determinação. 


João 16: 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Ap 2:3 - E não desfaleceste... Ao contrário de muitos 'Cristãos' modernos que não suportam provas e lutas, a Igreja de Éfeso, não desfalecia diante da doenças, da crise financeira... "Alguns" (rs) não suportam as pedradas, as tentações e os cuidados desta vida. Escutai a parábola do Semeador (Mt. 13:18)

2) O Ponto Fraco da Igreja de Éfeso: Deixastes o Primeiro Amor 

O Primeiro Amor consiste em Amar ao Senhor Deus com todo Coração, força, alma e mente (Mc. 12:30) 
Ap. 2:4,5 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor... Apesar da Igreja de Éfeso ser perseverante em tudo, infelizmente, perseverava também no Erro, e ignorava-o, esquecendo-se, achando até que tal erro não seria capaz de impedir a salvação "Lembra-te" , pois, donde caíste, e arrepende-te... A pequenas coisas podemo nos deixar para trás, perder-se uma importante eleição por um voto; um ponto na prova de um concurso pode nos separar de um excelente emprego almejado. 

Arrependimento: sig. Mudança de Atitude e Pensamento, mudança no modo de agir e pensar. 


Ap. 2:5 -  E pratica as primeiras obras... As primeiras Obras geralmente são realizadas com afinco, zelo, dedicação, responsabilidade...  As primeiras Obras assim como os primeiros frutos, são excelentes. A Igreja estava sendo convidada a voltar a praticar as primeiras obras aquelas desempenhadas com devoção, esmero, amor, carinho... 



Ap. 2:5 - E se não, brevemente virei a ti... A Sentença não demoraria, seria em breve, o Anjo da Igreja deveria se arrepender o quanto antes, caso contrário "Removerei" do seu lugar o teu candeeiro, o pastor de Éfeso estava sendo ameaçado por Cristo a perder a Igreja... Se não te arrependeres.


3) Os Nicolaítas


Ap. 2:6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, 
as quais eu também aborreço.


                          Nicolaítas= Dominador do Povo, seus ensinos eram semelhantes aos ensinos de Balaão, a liberação de idolatria e prostituição. 

                      A Igreja de Éfeso não tolerava a Idolatria e prostituição dentro de si, tais coisas Cristo também odeia. 


4) A Recompensa 

Ap 2:7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida,

Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida... "Ao que VENCER", não é para quem perder e sim para o vencedor. 




A Cidade de Éfeso e o Templo de Diana 

Éfeso Hoje : Ponto Turístico de um Passado 'Glorioso' 

Éfeso (gr. Ephesos) situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima a atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Hoje depois do Esplendor do passado, atrai pessoas de várias partes do mundo, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da Turquia, possui um  aeroporto (Adnan Menderes) e um Porto (Kusadasi), além de um importante sitio arqueológico o que facilita ainda mais o turismo na área.

Entre as Ruínas arqueológicas encontra-se a 

Basílica de  São João, o Teólogo, construída depois, que o cristianismo praticamente predominou na cidade. 


    
 Éfeso Ontem: Uma Portentosa Cidade de Éfeso

                                     Éfeso era Centro de culturas diversas, berço de filósofos assim como Mileto, com uma população estimada entre 250.000 a 500.000, sendo a por um período de tempo a segunda maior cidade do Império Romano, ficando atrás apenas de Roma, a capital do Império, nesse período foi a segunda Cidade mais populosa do Mundo.
                           O Desenvolvimento da cidade, passava por duas importantes estradas que cruzavam a cidade, dando acesso a Ásia e a Europa, uma rota comercial excelente, cercada por grandes centros comerciais. O que movimentava a Economia local facilitando a construção de Grandes Obras como os Suntuosos Palácios Romanos; Casa de banho construída com mármore e com muitos quartos, extremamente moderna para aquele tempo; um teatro com a capacidade de abrigar um publico de 25 mil pessoas; a excelente Biblioteca de Celso; a "Catacumba dos Adormecidos"; e o famoso Templo de Diana, considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. 
                            

Religião e Filosofia

                            Éfeso conseguia reunir num só caldeirão várias culturas e religiões com tradições orientais, egipcias, gregos, romana e judeus. A Religião e a filosofia eram inseparáveis, e como prova disso havia Escola de Filosofia (Escola de Tirano  Atos 19:9) e uma Escola de Magos, dai explica-se a queima de livros de 'Artes Mágicas' (magia) por parte de Efésios que se converteram ao cristianismo genuíno, registrada em Atos.   

 Atos 19: 17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, 
tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, 
e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
18 E muitos dos que haviam crido vinham, 
confessando e revelando os seus feitos.
19 Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos; e, calculando o valor deles, 
acharam que montava a cinqüenta mil moedas de prata.
20 Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

O Templo de Diana

Na capital do Império Romano, a deusa Diana era cultuada como a deusa da lua e da caça, das magias, segundo a mitologia Diana era filha de Júpiter e Latona, era também é identificada como a deusa grega Ártemis.  Assim como "Maria" no Brasil assume diferentes formas, em alguns lugares como Fátima e noutro como Aparecida, e assim vai mudando de forma em cada Estado e nação, a deusa Diana não era diferente, em determinados lugares era Diana, noutro como Ártemis, Sibele e assim em diante. 
  
Cultos a Diana (Ártemis)

Como deusa da caça, da noite (lua), deusa da magia e da feitiçaria, na obra de Charles Godfrey Leland "Aradia- O Evangelho das Bruxas", a deusa é irmã e consorte de Lúcifer.

                                No templo havia varias virgens, que se consagravam a deusa, nesta consagração faziam abstinência de relações sexuais com homens, deduz-se que algumas delas eram lésbicas.O Motivo para a abstinência sexual com homens era se aperfeiçoar nas artes de magia, acreditando desde aquele tempo na Superioridade feminina.
                                   Para se torna o sumo sacerdote teria que ser um servo do sumo sacerdote, durante algum tempo, matar o sumo sacerdote e fugir e depois retornar para assumir o sacerdócio, tal relato segundo alguns historiadores. 


O Templo de Diana

 

                            A Deusa Diana era cultuada em templos rústicos nas florestas, mas em Éfeso ela ganhou um dos templos mais formosos e luxuosos templos do mundo antigo, chegando ao ponto de ficar entre as 07 Maiores Maravilhas do Mundo Antigo.                  

                          O Templo foi Construído no século VI a.C. pelo arquiteto cretense Quersifrão, e por seu filho Metagenes, o templo foi destruído dois séculos depois por um incêndio, provocado por Heróstrato, que incendiou o portentoso templo, sob o pretexto de imortalizar seu nome. Curiosamente enquanto Heróstrato queimava o templo à noite, nascia Alexandre, o grande. Foi reerguido por Alexandre III da Macedônia.
                                  Mais tarde  o templo passou por varias Reconstruções e Aumento de tamanho. Houve quatro Expansão, mas somente na quarta expansão que levou 120 anos para ser concluída, o Templo foi proclamado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. 
                                O Templo media 138 metros de comprimento e 71, 5 de largura e 127 colunas de mármore em estilo Jônico, medindo 19,5 metros de altura, por 02 metros de largura, muitas delas com esculturas da própria deusa em ouro, prata, ébano e pedra pedra.

Em 401 d.C. O templo foi destruido por uma multidão liderada por São Crisóstomo. O Imperador Constatantino, um dos fundadores da Igreja Católica Apostólica Romana, se não um dos mais colaboradores desta Igreja, Reconstruiu boa parte. 
Passado algum tempo o Templo foi novamente destruído, não por mãos de Homens, desta feita com terremotos, desse modo não havia mais meio para tornar a ergue-lo, hoje o templo não passa de um monte de ruínas.  

Comentários

  1. nunca vi esse castelo seja o que for
    mais sei que esse bloog me ajudo muitooo
    nem sei como agradecer!!
    OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  2. sei que muita gente vai usar esse bloog em trabalho de escolaa!!

    ResponderExcluir
  3. CAROL! LER COMENTÁRIOS COMO ESSES DE PESSOAS COMO VOCÊ, PARA MIM É UMA GRANDE RECOMPENSA E INCENTIVO PARA NOS APERFEIÇOARMOS MAIS E MAIS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma